O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) realizará abrirá cinco postos no sábado (23) para receber alunos com pendências no cadastro do Passe Livre Estudantil e para entregar cartões. No caso das pendências, a unidade na Galeria dos Estados funcionará das 8h às 16h, enquanto o Na Hora de Taguatinga, o do Gama e o de Ceilândia estarão abertos das 8h às 13h. É necessário chegar com pelo menos 40 minutos de antecedência para retirar a senha.
Já para a entrega de cartões, o DFTrans na Rodoviária do Plano Piloto vai atender alunos agendados das 8h às 16h.
Quem foi contemplado, será contatado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) — por meio da Central Única de Atendimento ao Cidadão, do governo de Brasília, o 156 — e avisado sobre a disponibilidade do cartão. Além desse canal, o DFTrans envia e-mails. Alguns alunos, no entanto, relataram ter recebido mensagens de texto no celular, mas o DFTrans adverte que não usa esse método para avisos. Qualquer mensagem recebida dessa forma é falsa, e os estudantes devem denunciar pelo número 156.
Os cadastros, bem como a resolução de pendências, podem ser efetivados no site do Passe Livre Estudantil. Os postos de atendimento são destinados, prioritariamente, a estudantes que não têm acesso à internet. No portal também é possível consultar a lista de entrega de cartões, solicitar acréscimos de acessos ou segunda via do benefício.
Documentação necessária – De acordo com o último balanço, 48.244 cadastros para a validação do Passe Livre Estudantil estavam pendentes. É necessário que os responsáveis entrem no site ou se dirijam a um dos postos do DFTrans para regularizar a situação. O estudante precisa levar os documentos solicitados pelo órgão (CPF; carteira de identidade ou certidão de nascimento; comprovante de endereço; declaração de matrícula; e foto 3×4 colorida recente).