Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), nos dois primeiros meses de 2024, foram computados 104 estupros no Distrito Federal, o que corresponde a um caso a cada 14 horas. Apesar de alto, o número de ocorrências foi menor em relação a 2023: no mesmo período do ano passado,foi feito o registro de 125 ocorrências dessa natureza.
No último episódio de violência sexual que ganhou repercussão no DF, um menino de 10 anos foi abordado por um homem quando estava a caminho da escola. A criança foi estuprada dentro de um banheiro químico abandonado na Quadra 110 do Recanto das Emas. O crime ocorreu em 19 de março.
Na semana, um outro menino de 13 anos também foi atacado e violentado enquanto ia para a casa da avó. O adolescente foi atraído para um beco em Ceilândia por um catador de latinhas. O criminoso foi identificado e preso em flagrante.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal destacou a importância do registro de ocorrências pela população para subsidiar a elaboração de estudos e manchas criminais que indicam dias, horários e locais de maior incidência de cada crime, entre outras informações relevantes para o processo de investigação.