DF tem 1ª defensora pública-geral

mmPor ,18/04/2018 às 9:57, Atualizado em 19/04/2018 às 12:38

Maria José Silva Souza de Nápolis foi escolhida pelo governador Rodrigo Rollemberg em lista tríplice e já foi nomeada. Tomará posse dia 30

 

Rollemberg posa com Maria José. Foto: Renato Araújo/Agencia Brasilia

 

Foi nomeada  terça-feira (17) a nova defensora pública-geral do Distrito Federal. Maria José Silva Souza de Nápolis é a primeira mulher a ocupar o cargo na história da capital. Ela foi escolhida pelo governador Rodrigo Rollemberg entre três candidatos ao posto. “É muito importante que mais uma mulher ocupe um espaço de poder. Isso é carregado de muito simbolismo e contou muito na minha decisão”, afirmou o chefe do Executivo.

Maria José tomará posse em 30 de abril. “Estou muito feliz com oportunidade e a confiança. Sei dos desafios que vamos enfrentar e faremos nosso melhor, primando pela defesa dos vulneráveis do DF”, disse a advogada. Nascida no Acre em 1981, Maria José se formou em direito pelo Centro de Ensino Superior de Jataí (Cesut) e fez pós-graduações em direito constitucional e civil. De 2005 a 2006, foi assessora do Ministério Público de Goiás.

Em 2007, ela começou a trabalhar na Defensoria Pública do DF e foi eleita duas vezes para integrar o Conselho Superior do órgão. Também foi professora do Centro Universitário do Distrito Federal, onde deu aulas de Direito Processual Penal, em 2010.

Lista tríplice

Ao todo, seis defensores se candidataram ao cargo. Eles foram votados por integrantes da própria categoria para formar uma lista tríplice, que foi apresentada ao governador.

Os outros dois concorrentes da lista ocuparão cargos de diretores da Defensoria Pública do DF. São eles:

  • João Carneiro Aires: Graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), é defensor público do DF desde 2007 e, atualmente, chefia a Defensoria Cível do Gama.
  • Danniel Vargas de Siqueira Campos: Estudou direito no Centro Universitário de Brasília (Ceub). Atua como defensor público do DF desde 2007 e, hoje, é titular da 1ª Defensoria do Núcleo da Saúde.

Deixe um comentário

Rolar para cima