O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou, nesta terça-feira (9), o primeiro Centro de Referência Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cretea) do DF, um marco histórico para a atenção à saúde de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). A unidade fica na Estação 108 Sul do Metrô, e vai beneficiar cerca de 34 mil famílias.
Com investimento de R$ 747 mil, o Cretea foi equipado com consultórios, sala multissensorial, ginásio terapêutico, cozinha terapêutica, sala de grupos e espaço lúdico. Além disso, a equipe médica é formada por psiquiatra, neuropediatra, pediatra, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e fonoaudiólogos. O objetivo é oferecer atendimento especializado, diagnóstico rápido e suporte integral a crianças de até 10 anos com TEA.
Para a vice-governadora Celina Leão, o centro representa um passo essencial na ampliação da rede de cuidado. “Nós teremos três centros aqui no Distrito Federal, esse foi o primeiro. Faremos um na região Norte e outro na região Sul. Precisávamos melhorar esse atendimento, então esse espaço vem justamente para resolver isso.”
Representante dos autistas e das famílias atípicas na Câmara Legislativa, o distrital Eduardo Pedrosa (União) ressaltou a importância de levar esses serviços para mais perto das famílias. “Nosso objetivo é garantir que as medidas em prol da saúde e da igualdade sejam plenamente atendidas. É fundamental facilitar o acesso à comunidade, especialmente nas regiões administrativas. Este espaço não é apenas uma construção física, mas um local onde plantamos amor, cuidado e atenção”, pontuou Pedrosa.
Além do Cretea, o GDF lançou também a plataforma digital SAMia, ferramenta inédita que utiliza inteligência artificial para triagem, acolhimento e encaminhamento em saúde mental, ampliando o acesso a cuidados psicológicos e apoio emocional.