Por Chico Sant’Anna
As linhas férreas estão chegando ao Planalto Central,mas o brasiliense que quiser “oiá” o trem passando, como recomendou Raul Seixas, em Trem das 7, vai ter que ir até o Entorno. Três novas ferrovias estão surgindo, vão passar pertinho, mas duas delas não vão entrar no Distrito Federal. A terceira entra, mas pouco. Só até a divisa do DF com Goiás.
As três são de responsabilidade do grupo econômico Petrocity e se destinarão exclusivamente ao transporte de cargas. O grupo deseja interligar a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao norte capixaba, para ali ser exportada. O Petrocity se vale do novo marco ferroviário, pelo qual a iniciativa privada define um trajeto para uma nova ferrovia e pede autorização ao governo para executá-lo.
A autorização de ferrovia mais recente é a que interligará Corumbá de Goiás, a 124 Km de Brasília, a Anápolis, cruzando o município de Abadiânia. O trecho é tecnicamente classificado como Ramal Ferroviário. Seus 68 Km servirão para transportar, a partir de julho de 2028, grãos, rochas ornamentais, minerais e carga em geral que possa ser acondicionada em contêineres.
A iniciativa consolida Anápolis como um hub ferroviário de produtos e mercadorias, interligando o Norte e o Sul do País. É naquela cidade que a Norte-Sul chega do Pará. As estimativas são de que serão investidos R$ 423 milhões no ramal.
EF Planalto Central
Uma segunda ferrovia, a EF 355, projetada pelo mesmo grupo. vai interligar o Norte de Goiás ao Noroeste de Minas. Ela é focada no transporte de soja, milho, cana-de-açúcar, café, cobre, níquel, nióbio, ouro, rochas ornamentais e carne.
Denominada Estrada de Ferro Planalto Central, em 530 Km ela conectará Unaí (MG) a Campos Verdes (GO). Seu trajeto evita Brasília. Contorna o território do DF, passando por Cristalina, Novo Gama, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Alexânia e Corumbá, onde se interligará ao Ramal Ferroviário Corumbá-Anápolis. De Unaí, ela se conectará a outra ferrovia, com destino ao porto de São Mateus (ES).
Leia a matéria completa no blog Brasília, por Chico Sant´Anna