Geraldo César Moreira
O Distrito Federal completa, nesta segunda-feira (29), 114 dias sem chuva. Pelo menos até o final do mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estiagem continua. A previsão para hoje é temperatura máxima de 29ºC e mínima de 14ºC, e umidade relativa do ar mínima de 20%, podendo chegar até 65%, com poucas nuvens.
O clima seco afeta a saúde. Um dos principais problemas é o surgimento de doenças respiratórias. O meio ambiente também sofre. Com a massa de ar seco e a vegetação ressecada, aumenta o risco de incêndios no Cerrado, bioma onde o DF está localizado.
De acordo com o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram detectados 26.608 focos de incêndios até o dia 28 de agosto deste ano, neste bioma.
A principal causa de incêndios florestais é a negligência do ser humano, segundo os especialistas.
A recomendação é de que, ao identificar qualquer foco de incêndio, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo número 193.
Cuidados com a saúde
A nutricionista Caroline Romeiro recomenda que as mulheres ingiram 2,7 litros d’água por dia. Para homens, a sugestão é de 3,7 litros. Confira as orientações da Defesa Civil:
– Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco). Portar, sempre que possível, uma garrafa para reposição de líquidos.
– Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
– Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais.
– Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
– Manter a limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e reduzindo a presença de ácaros e fungos, para minimizar o surgimento de crises alérgicas.
– Dar especial atenção às crianças e aos idosos, monitorando a hidratação e as doenças respiratórias.
– Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas entre as 10h e 17h.
– Dar preferência a refeições leves.
– Usar roupas leves, chapéu ou boné.
– Ficar atento à previsão do tempo e, em caso de Alerta de Baixa Umidade, intensificar os cuidados.
Saiba+
São classificados em três estados a situação de baixa umidade do ar: de atenção (entre 20% e 30% por cinco dias seguidos), de alerta (entre 12% e 20% por três dias consecutivos), de emergência (abaixo de 12% por dois dias em sequência).