O programa Roda Viva, da TV Cultura, de segunda-feira (20), entrevistou o ministro da Justiça, Sérgio Moro. Nenhum integrante da Redação do portal Intercept Brasil, responsável pela divulgação da Vaza-Jato, foi convidado a integrar a bancada de entrevistadores. Durante a transmissão ao vivo, os jornalistas do Intercept disponibilizaram um link no YouTube e comentaram o desempenho dos colegas e do ministro.
A audiência era de três por um – em torno de 40 mil telespectadores estavam sintonizados na TV e 14 mil no canal da internet. Ao final, a equipe do Intercept publicou 16 perguntas que faria a Moro caso tivesse a oportunidade de ficar frente a frente com o ex-juiz que coordenou o processo da Lava Jato.
Confira as perguntas postadas na página do jornal The Intercept Brasil no Twitter:
- Por que o senhor escondeu 21 áudios do STF e da população brasileira quando divulgou apenas o “áudio do Bessias”? O que existe nesses áudios? Onde podemos ouvi-los?
- Se o senhor achava a delação do ex-ministro petista Antonio Palocci fraca, porque levantou sigilo da mesma a seis dias do primeiro turno das eleições de 2018? Nem mesmo o MPF aceitou fechar delação com ele…
- Delta Dalagnol trouxe em segredo um pen drive com informações de contas bancárias da Suíça. Isso é legal?
- O senhor acha normal que procuradores vazem informações para a imprensa para intimidar suspeitos e manipular possíveis delatores?
- O que o senhor acha sobre a Lava Jato ter acessado clandestinamente o sistema de propinas da Odebrecht, antes de autorização judicial?
- Por que o senhor instruiu a força-tarefa a não apreender celulares de Eduardo Cunha?
- O senhor sugeriu uma testemunha contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Deltan Dallagnol. Acha isso normal?
- O senhor autorizou uma devassa na vida da filha de um investigado para tentar prendê-lo. Há relatos de pressão inclusive contra uma criança de sete anos. Isso era comum na Lava Jato?
- O que o senhor quis dizer com “In Fux We Trust”?
- Deltan deu também uma palestra clandestina para bancos e investidores, organizada pela XP, ‘com compromisso de confidencialidade’. O que o senhor acha disso?
- A Lava Jato incentivou um cerco ao ministro do STF Dias Toffoli. Uma investigação desse tipo é ilegal. O que o senhor acha disso?”
- O senhor mentiu na Câmara ao afirmar que a Lava Jato não tinha trocado uma procuradora que o senhor considerava fraca. A Lava Jato obedeceu ao senhor, e trocou, sim, a profissional. Quer se retratar?”
- É normal que procuradores usem chats para pedir dados fiscais sigilosos sem autorização judicial ao chefe do Coaf?”
- O senhor ainda acha os meninos do MBL uns “tontos”?”
- Por que o seu apelido entre os procuradores é ‘Russo’?
- Por que a Lava Jato poupou os bancos?