As regiões administrativas de São Sebastião, Fercal e os setores habitacionais Contagem, Boa Vista, Grande Colorado e Mansões Sobradinho serão incluídos no racionamento de água a partir de quarta-feira (6). A decisão foi tomada pela Caesb devido à seca. A população atingida será de cerca de 150 mil habitantes.
Os locais são abastecidos por poços tubulares profundos e captações superficiais que apresentaram expressiva queda de produção com a intensificação da estiagem no Distrito Federal. O rodízio irá perdurar pelo tempo necessário para restabelecer as condições de segurança hídrica do abastecimento pelos reservatórios de água. As informações pertinentes e o cronograma do rodízio estarão disponíveis no site da Caesb (www.caesb.df.gov.br), bem como poderão ser obtidas pelo telefone 115.
O rodízio ocorrerá também no ciclo de seis dias, com a interrupção do abastecimento em áreas específicas durante 24 horas. Nos dois dias seguintes à interrupção, a localidade estará na situação de estabilização do sistema de abastecimento. Isso porque, depois de interrompido, o abastecimento não retorna de imediato. Ou seja, será um dia sem água (24 horas), dois dias em fase de estabilização e três com abastecimento normalizado, e assim continuamente, até que o rodízio possa ser interrompido.
A diminuição da disponibilidade hídrica, o aumento da demanda de água devido ao calor e baixa umidade, além do grande número de ligações clandestinas nessas regiões, são fatores que agravam ainda mais a situação crítica de abastecimento.
Níveis – Os reservatórios de Santa Maria e do Descoberto fecharam o mês de agosto acima do esperado. Mais uma vez, os índices ficaram além da meta estabelecida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). O volume útil do Descoberto no mês de agosto ficou em 28,88%, quase quatro pontos percentuais acima da meta. O Santa Maria fechou em 36,55%, mais de três pontos percentuais a mais que o previsto.
} else {