Detran lança a Semana Nacional de Trânsito na sexta-feira (18)

BSB Capital 15/09/2015 às 0:02, Atualizado em 15/09/2015 às 0:02

Campanha tem o objetivo de conscientizar a população e aumentar a segurança nas vias. Neste ano, haverá ênfase nas regras de uso das vagas especiais   O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai lançar, na sexta-feira (18), a Semana Nacional de Trânsito. A campanha, em parceria com o governo federal, tem a proposta …

Detran lança a Semana Nacional de Trânsito na sexta-feira (18) Leia mais »

e7e659aa298f566c1bbfe8887d2eb498_MCampanha tem o objetivo de conscientizar a população e aumentar a segurança nas vias. Neste ano, haverá ênfase nas regras de uso das vagas especiais
 

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai lançar, na sexta-feira (18), a Semana Nacional de Trânsito. A campanha, em parceria com o governo federal, tem a proposta de conscientizar a sociedade de temas relacionados ao que o órgão chama de “cultura do automóvel”, como segurança de motoristas e pedestres, uso do espaço urbano e poluição do meio ambiente.

O tema deste ano é Seja Você a Mudança no Trânsito e tem o objetivo de chamar a atenção de cada indivíduo para a própria responsabilidade nas vias. Durante a campanha, haverá atividades para o público na Câmara Legislativa — veja a programação.

As crianças poderão participar de oficinas de arte, teatro e jogos interativos. Serão exibidos equipamento de trabalho, viaturas, aeronaves e veículos de apoio. Também estão programadas distribuição de material educativo e exposição de viaturas.

Segundo a diretora de Educação de Trânsito do Detran, Gláucia Simões Silva, entre uma série de ações de conscientização, os motoristas serão incentivados a deixar os carros na garagem e utilizar transporte público ou bicicletas. A diretora disse ainda que a mobilização ocorrerá em parceria com outras pastas e organizações não governamentais. Por isso, o custo terá baixo impacto nos cofres públicos.

Neste ano, monumentos de Brasília ficarão iluminados em alusão à campanha. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Distrito Federal divulga, nesta quarta-feira (16), qual será a cor aplicada e quais edifícios vão participar.

Anjos Azuis
Normas de uso das vagas reservadas a pessoas com deficiência ganharão ênfase especial nesta edição. O Detran vai trabalhar com o grupo Anjos Azuis, de pais de crianças autistas, com o intuito de divulgar à população que esses espaços nos estacionamentos são para todas as deficiências, não apenas para cadeirantes. Também será promovida uma blitz educativa com a parceria do grupo.

A fonoaudióloga Sandra Bacelar, de 46 anos, representante dos Anjos Azuis, é mãe de uma criança autista e conta que já sofreu preconceito ao parar em vagas especiais com o filho de 4 anos. “Falta informação de que o símbolo da cadeira de rodas é, na verdade, para todas as deficiências. Na segunda-feira, vamos distribuir fôlderes e adesivos explicativos na W3. O importante é lembrar que nem toda deficiência é visível.”

Essa é a primeira vez que o Detran e o grupo Anjos Azuis fecham parceria para desenvolver um trabalho de inclusão social voltado às regras de trânsito. Para Sandra, o trabalho com o departamento pode servir de exemplo a outras unidades da Federação.

Legislação
A Semana Nacional de Trânsito é comemorada todos os anos, de 18 até 25 de setembro, e está prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro e na Lei nº 9.503, de 1997. O Conselho Nacional de Trânsito é o responsável por escolher o tema anual, mas cabe ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) cumprir o estabelecido — o Detran está subordinado ao órgão nacional.

Segundo o Denatran, uma das metas é contribuir para a diminuição de acidentes de trânsito. Ainda de acordo com o departamento, o governo federal quer sensibilizar e conscientizar a população dos índices de mortos e feridos em ruas e rodovias brasileiras.

Além do Detran e do DER, participam da semana a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.


Leia mais:


 

Grupo de sem-teto invade hotel de luxo que ofereceu emprego a José Dirceu


Metrô velho, problemas novos


Grilagem invisível para a Agefis


 

 

Deixe um comentário

Rolar para cima