Detran inicia Maio Amarelo no DF e flagra dez motoristas embriagados

bsbcapitalPor ,02/05/2016 às 11:03, Atualizado em 09/07/2016 às 3:39

Dez motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool na noite deste domingo (1º), que marcou a abertura da campanha do Maio Amarelo no Distrito Federal. A ação pretende estimular o trânsito seguro, diminuindo o número de acidentes. Outros três estavam sem a carteira de habilitação e quatro tinham o documento vencido. A blitz ocorreu …

Detran inicia Maio Amarelo no DF e flagra dez motoristas embriagados Leia mais »

maio_amarelo_brasilia06
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil (30/04/2015)

Dez motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool na noite deste domingo (1º), que marcou a abertura da campanha do Maio Amarelo no Distrito Federal. A ação pretende estimular o trânsito seguro, diminuindo o número de acidentes. Outros três estavam sem a carteira de habilitação e quatro tinham o documento vencido.

A blitz ocorreu no Guará II. De acordo com o Detran, 13 carros foram guinchados. Um dos veículos tinha três rapazes, mas nenhum portava documento pessoal ou do veículo. A Polícia Militar foi acionada. Os jovens foram identificados como suspeitos de assaltos entre o Cruzeiro, o SIA e o Guará.

O Maio Amarelo envolve a participação de órgãos de trânsito e das forças da Segurança Pública. Durante todo o mês, o Palácio do Buriti, o Congresso Nacional, a Ponte JK, a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Planalto, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e a caixa d’água de Ceilândia ficarão iluminados de amarelo, em alusão ao significado da cor nos semáforos: atenção. O objetivo é alertar a população para a importância de seguir adequadamente o Código de Trânsito Brasileiro.

De acordo com o departamento, a escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da Organização das Nações Unidas, quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado neste mês, no mundo todo.

No decorrer do mês, as instituições envolvidas promoverão ações educativas e abordagens para ressaltar o tema. O Detran destacou as “invasões” como uma das principais atividades: equipes da autarquia entrarão de surpresa em instituições públicas e privadas abordando trabalhadores e distribuindo material informativo sobre a campanha.

Ciclistas
Durante o mês, o Detran dedicará ainda atenção especial ao ciclista. No dia 8, será lançada uma campanha na mídia que se estenderá por 40 dias. As peças publicitárias abordarão o respeito no compartilhamento de vias e a importância de dar preferência ao ciclista. Está previsto para o dia 29 um passeio ciclístico na Floresta Nacional de Brasília.

Para a segurança no trânsito e a redução de acidentes, o Detran enfatizará em suas campanhas direitos e deveres dos ciclistas. A autarquia recomendará que eles respeitem a sinalização, a faixa de pedestre, que parem nos semáforos e redobrem a atenção nos cruzamentos. Eles também serão alertados sobre a utilização correta de equipamentos de segurança.

 


Vacinação contra H1N1 atinge 180 mil pessoas e supera meta do GDF


Comissão do impeachment ouvirá procurador, juiz e advogado


Point de bares de Águas Claras pode estar com os dias contados


Deixe um comentário

Rolar para cima