Júlio Pontes
Durante o último mês de outubro, a internet brasileira foi tomada por um vídeo nas redes sociais mostrando o processo de urbanização, ou “desfavelização”, da Villa 31, comunidade localizada entre dois bairros nobres de Buenos Aires, a capital argentina.
Veja imagens:
Bunker do tráfico de drogas foi transformado em centro de profissionalização para moradores da antiga Villa 31. Foto: Governo de Buenos Aires/Divulgação
Casas debaixo da rodovia Illia foram demolidas e abriram espaço para área verde com centro comunitário e biblioteca. Foto: Governo de Buenos Aires/Divulgação
Governo construiu casas sustentáveis para famílias que moravam debaixo da rodovia Illia. Foto: Governo de Buenos Aires/Divulgação
Também no mês passado, a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, iniciou o projeto “Arte Que Transforma’, no Trecho 3 do Sol Nascente. O Instituto Coral Tintas doou 5 mil litros do material para revitalizar a quadra e as residências daquela que já foi conhecida como a maior favela do Brasil.
Além da revitalização física dos espaços, o projeto também promoveu oficinas de capacitação em pintura imobiliária, ministradas por artistas e instrutores voluntários. Segundo Passamani, a ideia é que as cores aumentem a sensação de pertencimento dos moradores da localidade.
“O Arte que Transforma mostra que cuidar do lugar onde vivemos é um ato de amor. No Sol Nascente, o que vemos é muito mais do que muros coloridos — são vidas transformadas pela arte, pela solidariedade e pela união da comunidade”, destacou.
Além da revitalização física dos espaços, o projeto também promoveu oficinas de capacitação em pintura imobiliária, ministradas por artistas e instrutores voluntários.
O Sol Nascente/Pôr do Sol, embora uma das áreas mais carentes da capital, hoje é considerada a 32ª Região Administrativa do DF. Por 20 anos, esteve anexada a Ceilândia, até o desmembramento em 2019. A cidade é composta por dois setores habitacionais (Sol Nascente e Pôr do Sol), cujas manchas urbanas não se tocam, mas estão ligadas pela cidade mais populosa do DF.