O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), faz um balanço das iniciativas da Casa para ajudar no combate ao novo Coronavírus no Distrito Federal. Ele critica a Inframerica por não aceitar sua proposta de fechamento temporário do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubistchek para voos para a Europa e Estados Unidos. E faz uma recomendação aos brasilienses: Fiquem em casa.
Quais as contribuições da CLDF no combate ao novo Coronavírus? – A Casa aprovou emenda coletiva dos 24 parlamentares repassando R$ 18 milhões para o Governo do Distrito Federal desenvolver ações contra o Covid-19. Também aprovamos Lei reduzindo as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), como álcool em gel, luvas e máscaras médicas, que ajudam a combater a propagação do novo Coronavírus.
Como será o funcionamento da Câmara neste período? – Adotamos o ponto facultativo para os nossos servidores até a sexta-feira (20) – medida que poderá ser prorrogada – e cancelamos audiências públicas, sessões solenes e o Programa A Câmara Perto de Você. Nesse período, nosso pessoal ficará em home office, o teletrabalho.
E como ficam as votações em Plenário? – Aprovamos, nesta semana, Projeto de Lei do deputado Eduardo Pedrosa (PTC) para multar estabelecimentos comerciais que estiverem praticando preços excessivos de itens importantes ao combate ao Covid-19 e outros abusos contra o consumidor.
Os deputados irão se reunir para votar matérias urgentes, caso o Executivo encaminhe alguma proposta? – Estamos desenvolvendo um sistema para, se for necessário, realizarmos sessões extraordinárias remotas e votarmos projetos urgentes de interesse do governo e da população do DF.
O senhor propôs o fechamento do Aeroporto de Brasília para voos para a Europa e Estados Unidos… – Considero esta uma medida importante para evitar a entrada de pessoas contaminadas em nossa cidade. Mas a Inframerica deu uma desculpa esfarrapada, dizendo que os aviões trazem, nos porões, fármacos, inclusive para o tratamento da Covid-19. Uma falácia. Todas as cargas procedentes do exterior são descarregadas nos aeroportos de Viracopos (Campinas) e Guarulhos (São Paulo).
O que o senhor diria aos brasilienses neste momento? – Fiquem em casa. Tenham paciência, fé e confiança de que esta crise vai passar. Precisamos da solidariedade de todos.