Acostumados que estamos com incêndios na Floresta Amazônica, acabamos nos assombrando com as enchentes no Sul do País, dando a elas o devido destaque na mídia, nas conversas de botequins, dividindo a opinião sobre de quem é a culpa – se existem mesmo culpados, se tudo é um capricho da natureza.
A aí entra uma outra discussão, refletindo a opinião de quem se considera juiz das decisões governamentais – e principalmente sobre quem cai a responsabilidade de deixar a população desassistida enquanto a água se esparrama, sem respeitar fronteiras, invadindo cidades – incluindo a capital do Rio Grande do Sul – só pra dar um exemplo – e deixando seus habitantes à deriva.
No meio da tragédia, um desenho circula pela Internet, mostrando uma cozinha adaptada, provavelmente numa Kombi, enquanto num balcão improvisado voluntárias distribuem quentinhas para um grupo matar a sua fome.
Como não há uma confirmação do evento (nenhum jornalão publicou nada a respeito até o fechamento deste espaço), pode-se até desconfiar da mensagem. Mas é a que existe. (E foi distribuída pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST).