A Central Única dos Trabalhadores e o Sindicato dos Bancários de Brasília (SEEB-DF) homenageiam nesta segunda-feira, 27, a partir das 19, o primeiro presidente do Sindicato e um dos fundadores da CUT-DF, Adelino Cassis. Adelino era carioca, mas ficou nacionalmente conhecido por sua participação político sindical em Brasília a partir da década de 60.
Perseguido – Adelino foi mais um dos brasileiros que se destacava do lado progressista na década de 60, ele foi perseguido pela ditadura militar que instalou-se no País a partir de 1964. Adelino Cassis foi o responsável, no Distrito Federal, pela organização da primeira grande greve dos bancários em todo o Brasil em 1962.
Com a ditadura imposta ao País, Adelino foi demitido do Banco do Brasil e anistiado em 1979, quando foi aposentado pelo banco. Foi neste ano que fundou a Associação dos Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil, primeira associação a filiar-se à CUT. Ele morreu em 31 de julho de 2011.
Hoje data em que comemora seus 62 anos o Sindicato dos Bancários e a CUT resolveram fazer esta homenagem a Adelino.
“Será uma justa homenagem ao companheiro Adelino que foi tão importante para nossa Central e para a construção do Sindicato dos Bancários. Ao longo dos anos, o sindicalista trilhou um caminho de lutas e construiu uma trajetória que jamais será esquecida”, disse o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues.