Amanhã (18), Taguatinga recebe a última etapa do Ciclo MPE.net 2014, série de seminários gratuitos sobre comércio eletrônico que percorre o país todo ao longo do ano. Iniciativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), o Ciclo MPE tem por objetivo ensinar micros, pequenos e médios empreendedores interessados em atuar no segmento a planejar, criar, operar e divulgar uma loja virtual seguindo as boas práticas do setor.
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A última etapa de 2014 tem algumas diferenças das demais. O número de vagas é maior (são 300, em vez das 200 habituais) e foi incluído um módulo em que o empresário aprende para que serve e como usar a certificação digital. Além disso, os participantes vão conhecer o Movimento e-MPE, outra iniciativa da camara-e.net para difundir informações e conhecimento estratégico sobre e-commerce e promover benefícios que possibilitem às MPEs tirar proveito da economia digital seguindo os melhores padrões de ética.
O curso terá oito palestras divididas em três grandes áreas:
Planejamento e infraestrutura – construção da loja, registro de domínio, escolha de plataforma, serviço de hospedagem etc.;
Operação – logística na cadeia de suprimentos do e-commerce, transações seguras nas operações de venda, sistemas de pagamento disponíveis e sua implementação e plataforma de negócios on-line do cartão BNDES;
Marketing – divulgação do negócio virtual por meio da publicidade on-line.
“O Ciclo MPE.net tem exercido papel fundamental na formação de micros, pequenos e médios empresários, interessados em atuar no comércio eletrônico”, avalia Fernando Ricci, secretário geral da camara-e.net. Iniciado em 2003, o Ciclo MPE está em sua 11ª edição e já capacitou mais de 61,5 mil pessoas no planejamento, montagem, operação e divulgação de uma loja virtual. “Sem dúvida é uma oportunidade única para aqueles que querem conhecer todas as etapas envolvidas em um negócio virtual antes de iniciarem a empreitada”, conclui Ricci.
Credibilidade
O e-commerce tem gerado novas oportunidades de negócios e alcançado índices de crescimento significativo nos últimos anos. Por isso, o objetivo da camara-e.net com o Ciclo MPE é estimular a abertura de novas lojas virtuais e a adaptação das já existentes às normas de conduta e boas práticas que dão maior credibilidade ao comércio eletrônico.
Segundo dados da 30ª edição do relatório WebShoppers da E-bit, empresa especializada em informações sobre comércio eletrônico e associada à camara-e.net, o e-commerce brasileiro faturou R$ 16 bilhões somente no primeiro semestre de 2014, crescendo, nominalmente, 26% em relação ao mesmo período de 2013, quando obteve um faturamento de R$ 12 bilhões. Até o final de 2014, a E-bit estima um faturamento na ordem de R$ 35 bilhões, o que representa um crescimento de 21% em relação a 2013.
SERVIÇO:
Programa – Ciclo MPE.net 2014 – Brasília (DF)
Data: 18 de novembro de 2014
Horário: das 8h00 às 18h
Local: Colégio e Faculdade Santa Terezinha
QNJ 17 Lotes 01/05
Taquatinga Norte – DF