Termina no sábado (25) a 36ª edição do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (Civebra). O curso, que conta com o apoio das secretarias de Cultura e Educação, teve 1,2 mil inscrições de músicos de todo o Brasil, número que representa um recorde.
- Advertisement -
As aulas do Civebra são ministradas na sede da Escola de Música e na Escola de Administração Fazendária – ESAF, onde 318 alunos vindos de todas as partes do Brasil estão hospedados. O Civebra também conta com apresentações de alunos e professores todos os dias nas duas salas da Funarte e na Escola de Música. As apresentações são gratuitas, sempre às 19h30.
Além de uma oportunidade de aprofundar o estudo da música, o projeto representa um importante marco de aproximação entre as secretarias de Educação e de Cultura. Segundo o secretário-adjunto de Cultura, Miguel Batista Ribeiro, o projeto materializa um esforço de ambas as secretarias para estreitar a relação entre elas. \”Uma pauta importante é encontrar um programa muito mais intenso que envolva as duas áreas\” completou o secretário-adjunto.
Ainda segundo o secretário-adjunto, o que uma escola de música faz não é somente produzir músicas e sim a interação, uma troca de experiência. \”A música não fica presa dentro da sala de aula\” enfatizou Miguel.
O projeto já começa a ter efeitos fora de Brasília. Desenvolvido na capital, ele se tornou modelo para um programa desenvolvido no Piauí. Os representantes estiveram no DF ano passado para consolidar as ideias.
- Advertisement -
O CIVEBRA – Criado pelo Maestro Levino de Alcântra na década de 60, o Civebra ocorre desde então a cada mês de janeiro. Inicialmente, tinha a duração de um mês, porém, há cerca de uma década, passou a ter uma duração menor, de duas semanas e meia. Apesar de ser um curso de verão, ele adquiriu caraterísticas de festival, pois concertos são oferecidos ao público durante a sua realização.
Serviço:
36º Curso Internacional de Verão de Brasília (Civebra)
De 14 a 25 de janeiro de 2014, às 20h
Espaço Funarte (Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, lote II)
Escola de Música de Brasília (Quadra 602, Módulo D, Av. L2/Sul, Asa Sul)
Entrada gratuita