José Matos
Mestre Emmanuel ensinou: “A Terra é hospital, escola e prisão. É hospital porque somos doentes da alma. É prisão porque estamos presos ao corpo e ao passado, mas é, acima de tudo, escola porque se nos educarmos, nos curamos e nos libertamos.
Inveja, ciúme, preguiça, pessimismo, miserabilidade, desconfiança, medo, mágoa, ódio, agressividade, egoísmo, orgulho, vaidade e tristeza são doenças da alma. Reconheça a ciência ou não. Somos criados para amar, permutar, crescer e tornarmo-nos auxiliares do Criador. E ninguém doente chega ao Criador.
A vaidade, doença da alma, cura-se com gratidão. Mágoa, com autoconhecimento – você também erra e tem defeitos. Inveja, cura-se com não comparação – sem comparação não há inveja. Tristeza cura-se com gratidão e transformação das chatices da vida em lições. Frustração, cura-se com a confiança que você está aqui de acordo com uma programação. Você não nasceu por acaso; nasceu por uma causa.
Nem tudo que você busca é o melhor para você. Paixão e saudade doentias, cura-se com a não alimentação da ideia, com a mudança do pensamento. quando vier; com o descarte de tudo o que lembra. Preguiça cura-se com tratamento médico e atividade física.
Pessimismo, com autoconfiança. Por que você não pode confiar em você? Irritação cura-se com reflexão: em que te ajuda viver irritado? Há acontecimentos desagradáveis cuja lembrança passa se você não alimentar, não remoer, não se queixar. Se você alimentá-los, atrairá, pela Lei de Atração, outros que não aconteceriam.
Aprenda com Santo Agostinho: “Ame, e tudo o que você fizer estará certo”. Aprenda com Osho: “Ame: o primeiro passo em direção ao amor é: esteja aqui e agora porque o amor só é possível no presente”.
O segundo passo é libertar-se dos sentimentos negativos, porque muitas pessoas amam, mas seu amor está contaminado por sentimentos como ciúme, possessividade, medo. O terceiro é: compartilhe. O amor é uma fragrância a ser compartilhada, irradiada. O quarto é: seja um nada. Somente quando você está vazio de você, há amor. “Quando você está cheio de ego não é possível amar”.