Da Redação
A Esplanada dos Ministérios recebe, até 4 de janeiro, o Nosso Natal 2025. A megaestrutura de 64.590m² oferece programação cultural, lazer e ações de solidariedade para todas as idades. A entrada é gratuita.
O circuito natalino funciona diariamente das 17h às 23h, com pausa apenas no dia 31 de dezembro. Entre os destaques está a árvore principal, de 30 metros de altura, que marca o centro da vila natalina, onde empreendedores locais ocupam espaços como a Vila dos Doces e a Vila dos Elfos.
Já a praça de alimentação, de 5.000 m², reúne negócios familiares e empreendimentos liderados por mulheres, todos com opções de preço social.
Com áreas amplas, acessibilidade e cenografia sustentável, o espaço oferece, ainda, pista de gelo gratuita, roda-gigante, carrossel e trenzinho, além da casa do Papai Noel, teatro infantil e oficinas criativas.
A programação musical conta com artistas como Walber da Matta, Filhos de Lourdes, Rosana Brown, Patrícia Rezende e a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.
REVEILLÓN – Na noite de 31 de dezembro, sobem ao palco do Nosso Natal na Esplanada dos Ministérios: Samuel Rocha, Carlinhos Brown, a dupla Israel e Rodolffo, e Lauana Prado, cantora que será responsável pela contagem regressiva da virada do ano.
No momento da chegada de 2026, o público poderá acompanhar uma queima de fogos de artifício com duração de 12 minutos. Para facilitar o acesso, ônibus e metrô do DF terão passagem gratuita a partir das 18h do dia 31 e durante todo o 1º de janeiro, como ocorre nos feriados. O GDF não informou se haverá reforço nas linhas ou alterações nos horários do transporte público.
As comemorações seguem no dia 1º de janeiro, com shows de Adriana Samartini, Murilo Huff, Ana Castela e Calcinha Preta, entre outras atrações. Já a Praça dos Orixás, na Prainha, recebe celebrações culturais e religiosas nos dias 30 e 31 de dezembro, com apresentações de grupos culturais e rituais afro-brasileiros.
INVESTIMENTO – A Secretaria de Cultura e Economia Criativa estima que o investimento do público de R$ 15 milhões no Nosso Natal 2025 deve gerar cerca de R$ 45 milhões de impacto econômico para o Distrito Federal. Além disso, a previsão é que o evento gere 8 mil empregos diretos e indiretos.
“Quando destinamos recursos públicos para projetos culturais dessa magnitude, não estamos apenas oferecendo entretenimento. Estamos criando empregos, fortalecendo negócios locais, valorizando artistas brasilienses e garantindo que todas as famílias tenham acesso a uma experiência de qualidade. É cultura a serviço do interesse público”, ressaltou o secretário Cláudio Abrantes.