Se você precisa mudar sua alimentação para obter benefícios à sua vida e à sua saúde, fique atento. Grupos de mentoria (vem de mentor, que significa, segundo o dicionário, pessoa que atua como conselheiro intelectual) nutricional vêm se espalhando pelo Brasil nos últimos dois anos, prometendo identificar o perfil nutricional do paciente). Mas a coisa não é tão simples assim.
Muitos nutricionistas têm seus próprios grupos que vão desde ações voltadas para outros profissionais da área poderem dar um upgrade nas suas carreiras e consultórios, e muitos direcionados aos pacientes. Neste caso, o intuito seria a pessoa melhorar a qualidade da dieta e ter uma aproximação e feedback maior desses profissionais.
No entanto, quando outros profissionais passam a fazer mentorias na área de alimentação e nutrição, prometendo curas milagrosas de questões clínicas importantes, ou resultados rápidos no emagrecimento e até “desinflamar” corpos, cheira a enganação.
Me desculpem os médicos que estão entrando na área que não dominam, mas tenho visto muitas situações desrespeitosas com esses pacientes que acreditam numa mentoria milagrosa, e acabam recebendo uma mensagem mal escrita no WhatsApp, com informações sem nenhum crivo encaminhadas pela secretária.
Para resumir e esclarecer, fica a dica: se você precisa de mudança na sua alimentação para trazer benefícios à sua vida e sua saúde, procure um nutricionista, que é o profissional habilitado e preparado para dar suporte à mudança de comportamento alimentar.
E se esse nutricionista tiver um grupo de mentoria na sua área de atuação, aí a situação é diferente: vale a pena o investimento, porque ele pode te ajudar com feedbacks baseados na ciência da Nutrição.
Instagram: @carolromeiro_nutricionista