Cristovam Buarque defende federalização do atendimento às crianças

BSB Capital 30/05/2014 às 12:39, Atualizado em 30/05/2014 às 12:39

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu apoio dos parlamentares para a federalização do atendimento à criança, argumentando que tal medida é importante diante das desigualdades entre estados e municípios. “Nós precisamos tratar crianças como se elas fossem nacionais, não municipais. Nós precisamos fazer com que uma criança, ao nascer no Brasil, tenha o mesmo direito …

Cristovam Buarque defende federalização do atendimento às crianças Leia mais »

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu apoio dos parlamentares para a federalização do atendimento à criança, argumentando que tal medida é importante diante das desigualdades entre estados e municípios. “Nós precisamos tratar crianças como se elas fossem nacionais, não municipais. Nós precisamos fazer com que uma criança, ao nascer no Brasil, tenha o mesmo direito a viver, a ter saúde, a ter educação, a ter lazer, a ter acesso aos bens culturais”, disse.

Ao criticar o tratamento das crianças como “fenômenos municipais”, Cristovam citou o caso da morte por desnutrição de uma criança que morava no estado Goiás e, por isso, não pôde ser atendida pela rede de saúde do Distrito Federal.

O senador, que também defendeu a federalização do ensino básico, expressou sua vergonha de, após dez anos exercendo o cargo de senador, não conseguir mudar a realidade da infância brasileira. ” Eu sinto constrangimento de vir aqui dizer que depois de dez anos como Senador não consegui derrubar as fronteiras que separam nossas crianças conforme o CPF do pai e da mãe ou conforme o CEP da cidade onde vive”,  afirmou Cristovam Buarque.

Deixe um comentário

Rolar para cima