Fernanda Sampaio (*)
- Advertisement -
As crises são consideradas, de uma maneira geral, como algo ruim. São aqueles momentos nos quais as pessoas não querem viver. Os precavidos fazem de tudo para que elas não aconteçam e o mundo sempre teme por esse momento e suas consequências. De toda forma, elas acabam batendo em nossa porta em determinado momento, queiramos ou não.
Conseguimos controlar só até certo ponto a sua existência. Isso acontece simplesmente porque as crises fazem parte do mundo, da natureza. São dificuldades que acontecem visando uma reorganização, e sempre levam a uma oportunidade de crescimento.
É fato que uma crise pode gerar grandes catástrofes. Mas tudo vai depender da forma como a percebemos em nossas vidas e do jeito que a direcionamos. Óbvio que é muito ruim quando construímos uma casa que achamos sólida e com o tempo percebemos várias falhas estruturais que podem colocá-la em perigo.
Outras vezes, a estrutura da casa é até realmente boa, porém não tão forte para vencer a força de um furacão. E furacões acontecem na vida da gente. Mas uma coisa é certa: quanto maior a crise, maior a oportunidade de aprendizado. E nenhuma crise vem sem que de fato possamos passar por ela.
A crise sempre vem nos dizer algo, e precisamos entender o que ela quer nos dizer, para que não haja a necessidade de sua repetição na nossa história. Ou seja, no fundo a crise é uma grande oportunidade de mudança.
Dependendo da crise, ela pode nos levar a uma profunda transformação, e esperamos que essa transformação sempre seja para melhor. A oportunidade nos ensina a aproveitar a maturidade que vem com a idade e experiências da vida, e construir uma casa que seja ainda mais confortável, mais aconchegante e que atenda as nossas necessidades sem excessos e nem falhas.
Se a crise bateu em sua porta, não se lamente. Procure vê-la como uma oportunidade de reavaliação. Procure rever suas escolhas antigas. Será que foram elas que trouxeram essa crise?
- Advertisement -
Talvez não tenham ocorrido erros no passado. Às vezes a vida simplesmente muda e pede nova direção, um novo fluxo. De toda forma, uma crise sempre tem muito a ensinar. E quando sabemos passar por ela, certamente sairemos mais fortes e mais sábios para viver o presente e colher bons frutos no futuro.
Faça da sua crise o ponto crucial da sua mudança e agradeça a ela.
(*) Psicóloga, Psicodramatista, Terapeuta Sexual, Palestrante, Especialista em Brainspotting e EMDR
A influência do inconsciente em nossa vida
Para ter um lugar no mundo é preciso honra e gratidão
Pânico: a grande explosão!