O público de 12 a 14 anos já pode se vacinar contra a dengue no DF. Ao todo, são 81 salas de vacinação disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBSs). Crianças e adolescentes de 10 e 11 anos também continuam a ser atendidos.
Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento, foram aplicadas somente cerca de 33% das doses que chegaram à capital federal em fevereiro, ou seja, 25.310 vacinas. As doses restantes vencem em 30 de abril, o que tem feito o GDF reforçar a necessidade de familiares e responsáveis levarem os filhos para tomar o imunizante.
Para isso, os adultos devem comparecer com documento de identificação da criança ou adolescente e a caderneta de vacinação. Caso a pessoa tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.
Aqueles que tomarem a primeira dose devem retornar a um local de vacinação 90 dias depois para receber a segunda. Se houver contaminação por dengue após a primeira aplicação, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a ida ao posto de saúde.
Por enquanto, não há previsão para envio de novas doses de vacinas contra a dengue. Motivo pelo qual o público-alvo da campanha ficará restrito às crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.