O crescimento espiritual é um processo que exige determinação, conhecimento espiritual, prática, apoio de amigos de mesmo ideal e um grupo adequado. Quando você começa a perceber que as conversas dos velhos amigos são vazias e inúteis, e os ambientes que você frequenta são de pessoas fúteis, é porque você está passando por um processo de mudança que pede crescimento.
Então, a insatisfação toma conta até que você encontre novos amigos e grupo adequado que possam te ajudar a firmar-se num novo estágio de vida. Joana de Ângelis chama ests momento de “momento de decisão”, e Emmanuel, de “momento de ouro”.
Você não é mais a pessoa que era, e ainda não é a nova criatura que veio para tornar-se. Você passará por dúvidas, questionamentos e desânimo, mas tudo passará à medida que você se aprofundar no estudo e na prática.
Faça um inventário da sua vida. Transforme todas as dores passadas, frustrações, decepções e derrotas em ensinamentos. E liberte-se! Se continuar falando e queixando-se, não se libertará! Você é escravo do passado, mas é dono do seu futuro.
Mude, e tudo muda! O universo conspira a favor de quem conspira a favor do bem de si e do próximo. “Quando você está evoluindo para seu “eu” mais elevado, o caminho parece solitário. Porém, você está simplesmente deixando para trás as energias que não combinam com a frequência daquilo que você está destinado a se tornar e alcançar”.
Quanto mais clareza você tiver do processo e mais determinação, mais fácil se torna a caminhada. A Terra é uma escola. Tudo são lições, e todos somos alunos e professores uns dos outros.
AACC: aprender, amadurecer, crescer, compartilhar. “Eu sou feliz”, disse Chico Xavier. “Fiz todos os meus deveres de casa”. “Ame, então o ego desaparece, e quando o amor não tiver ego, ele será prece”. Amar é livrar-se do ego.