José Matos
Crescer em espiritualidade significa, simbolicamente, percorrer um caminho de 100 Km. Até o quilômetro 50, você passará por crises, dúvidas, desânimo e conflitos. Mas, gradativamente, se persistir, a confiança e a paz vão se instalando, até que tudo fique claro!
Crescer em espiritualidade significa praticar o conhecimento que liberta para se aproximar de si e de Deus. No entanto, para isto, requer-se: dedicação, determinação e superação! O apóstolo Paulo, durante a sua fase de conflitos, afirmava: “O bem que quero fazer, isto é o que não faço. O mal que não quero fazer, isto é o que faço, mas pela graça de Deus não sou mais quem fui”.
Não se iluda! Cada um carrega dentro de si anjos (sua parte de luz) e demônios (suas sombras). Você está aqui para educar e transformar seus demônios (sombras). Crescer em espiritualidade significa encontrar-se com você mesmo e com seus demônios internos (sombras).
Mestre Buda ensinou: “A maior vitória é sobre si mesmo”. Por quê? Porque você carrega demônios dentro de si (sombras) e educá-los é a maior vitória. Mas tenha cuidado com a carência. Se você se deslumbra e acredita em qualquer elogio, você é carente, poderá ceder às tentações. E cairá!
Nos relacionamentos, veja além das máscaras. As pessoas se mostram, realmente, pelas reações, principalmente nas dificuldades ou quando contrariadas. Mas você seja real. Seja você mesmo. Quem gostar de você gostará de uma pessoa real e não de uma fantasia. A fantasia passa, e a decepção fica!
Espiritualidade não é assunto para hipócritas. É coisa séria para gente séria. É assunto para quem tem coragem de eliminar o Ego para que a humildade, a intuição, a criatividade e a compaixão aflorem e você possa ser um filho de Deus a serviço de outros filhos de Deus.
Deus não vem pessoalmente ajudar seus filhos. Ele os ajuda por meio dos seus filhos, e quem assim age fica sob suas bênçãos e proteção.