A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) criada para investigar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro foi instalada nesta quinta-feira (25). O deputado Arthur Maia (União-BA) será o presidente e a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), a relatora.Em sua primeira fala após empossado, Maia afirmou que as investigações seguirão todos os trâmites do processo democrático e que a comissão se dedicará a “esclarecer fatos e não confirmar narrativas”.
“Nós sabemos que há uma narrativa de que tudo o que aconteceu está envolvido em uma orquestração maior de um possível golpe para interromper a democracia. E isso tem que ser investigado. Não pode passar em branco. Por outro lado, existe a narrativa de que houve facilitações. Nós, senadores e deputados, temos a obrigação de colher as provas com honestidade e fazer isso publicamente. Esta comissão estará prestando um trabalho à democracia”, afirmou.
Eliziane Gama agradeceu pela confiança e disse ser preciso investigar com seriedade “um dos atos mais terríveis da história brasileira”. “Houve uma tentativa de golpe, mas não conseguiram. E um fato é claro: todos aqui somos contra o que aconteceu. Todos queremos garantir a democracia mais forte neste país. Não há dúvida nenhuma de que faremos um grande trabalho”, garantiu.
A senadora também celebrou a representatividade das mulheres na CPMI. “Na CPI da Pandemia, a gente sequer tinha assento e hoje as mulheres estão aqui. As mulheres estão na relatoria de uma das mais importantes comissões de inquérito do Congresso Nacional. Isso significa, mulheres, que nós podemos”, completou.
O colegiado reúne 32 parlamentares titulares, sendo 16 senadores e 16 deputados, com igual número de suplentes, e terá até 180 dias para concluir as investigações. O plano de trabalho será apresentado na próxima reunião, marcada para quinta-feira (1º).
Veja a lista completa dos titulares da CPMI do 8 de Janeiro:
Senadores
- Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB)
- Marcelo Castro (MDB-PI)
- Soraya Thronicke (União-MS)
- Davi Alcolumbre (União-AP)
- Marcos do Val (Podemos-ES)
- Cid Gomes (PDT-CE)
- Eliziane Gama (PSD-MA)
- Omar Aziz (PSD-AM)
- Otto Alencar (PSD-BA)
- Fabiano Contarato (PT-ES)
- Rogério Carvalho (PT-SE)
- Ana Paula Lobato (PSB-MA)
- Eduardo Girão (Novo-CE)
- Magno Malta (PL-ES)
- Esperidião Amin (PP-SC)
- Damares Alves (Republicanos-DF)
Deputados
- Arthur Maia (União-BA)
- Duarte (PSB-MA)
- Amanda Gentil (PP-MA)
- Carlos Sampaio (PSDB-SP)
- Duda Salabert (PDT-MG)
- Paulo Magalhães (PSD-BA)
- Rafael Brito (MDB-AL)
- Aluisio Mendes (Republicanos-MA)
- Rodrigo Gambale (Podemos-SP)
- André Fernandes (PL-CE)
- Delegado Ramagem (PL-RJ)
- Filipe Barros (PL-PR)
- Rubens Pereira Júnior (PT-MA)
- Rogério Correia (PT-MG)
- Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
- Erika Hilton (PSOL-SP)