Convenções definem nomes que disputarão as eleições no DF

BSB Capital 01/08/2022 às 12:23, Atualizado em 02/08/2022 às 12:03

Final de semana com convenções partidárias confirmam nomes como o de Ibaneis Rocha, Rafael Parente e outros na corrida ao Buriti

Da Redação

Nesse domingo (31/7), partidos realizaram convenções para a definição de nomes que disputarão as eleições no Distrito Federal. Foi oficializada a pré-candidatura de Ibaneis Rocha (MDB) à reeleição, tendo a deputada Celina Leão (PL) como vice. Já o PSB confirmou o ex-secretário de Educação do DF Rafael Parente como candidato ao Buriti e o ex-governador Rodrigo Rollemberg à Câmara dos Deputados. Enquanto o Democracia Cristã lançou o publicitário e professor universitário Lucas Salles e a pastora Suelene Balduino, respectivamente como titular e vice, também na corrida ao Governo do DF.

A cerimônia conjunta das siglas MDB, PP e PL aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Segundo o presidente do MDB no DF e pré-candidato a deputado federal pela legenda, Rafael Prudente, o time do partido está pronto. “A convenção confirmou nossa chapa majoritária. Estou muito feliz e confiante. A decisão de hoje (domingo) mostra força e que vamos atuar juntos para conseguir a reeleição do governador Ibaneis. Vou intensificar nosso projeto nas ruas com a certeza que buscaremos a vitória”, afirmou.

A chapa de Ibaneis traz a deputada federal e ex-ministra Flávia Arruda (PL) na disputa ao Senado. Sob vaias e aplausos, o ex-governador José Roberto Arruda (PL), marido de Flávia, em seu discurso afirmou que a parceria entre os três partidos está “acima de interesses pessoais e políticos”. E também deu um recado a Ibaneis: “até o dia 5 (agosto), use sua habilidade e inteligência para trazer todos a nosso favor”. A mensagem se referiu a Paulo Octávio, presidente do PSD-DF, que, no sábado (30/7), disse que concorreria ao GDF, ao contrário das expectativas de que será candidato ao Senado.

“Vamos continuar trabalhando por isso. Ele (Paulo Octávio) é muito importante nessa aliança. É um grande empresário de nossa cidade e tem uma excelente história política. Queremos que ele caminhe conosco no desenrolar dessa campanha. Vamos continuar as conversas com ele e com o partido, pois também sabemos a importância do PSD aqui”, comentou Ibaneis, após a convenção.

PSB

A convenção do PSB aconteceu no auditório da Câmara Legislativa, com a oficialização do nome de Rafael Parente para o Buriti, mas sem definição de quem será seu vice, nem pré-candidatos ou suplentes para o Senado. Além de Rodrigo Rollemberg, também foi confirmado à disputa para a Câmara o deputado federal e professor Israel Pinheiro, que tenta a reeleição. Rodrigo Dias, presidente da legenda no DF, concorrerá a distrital.

Em seu discurso, o ex-governador Rollemberg ressaltou: “Aprovamos a decisão do PSB de apoiar a chapa Lula e Alckmin. Não é sobre gostar do PT ou do Lula. A questão é derrotar o Bolsonaro”.

Mais convenções

O partido Democracia Cristã realizou a sua convenção no Rotary Club de Ceilândia. Lucas Salles, titular na disputa ao GDF, justificou a escolha da região administrativa para a reunião: “Esta cidade tem uma história de luta”, disse. A sigla também definiu nomes para as câmaras dos Deputados e Legislativa.

O PSTU realizou convenção no sábado (30/7) e oficializou Robson Raimundo da Silva como pré-candidato ao Buriti e Eduardo Zanata como vice, e definiu nomes para concorrer ao Senado e às câmaras federal e distrital.

Com informações do Correio Braziliense.

Leia mais em Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima