Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Arte, Cultura

Contagem regressiva para a Paris Designer Week 2025

  • Redação
  • 03/09/2025
  • 08:00

Compartilhe:

Graça Carvalho (*)

Contagem regressiva para a estreia do artesanato alagoano na Paris Designer Week 2025. O secretário de Relações Federativas e Internacionais de Alagoas (Serfi/AL), Júlio Cezar, embarcou, segunda-feira (1º), para Paris, com a missão de acompanhar de perto, juntamente com a secretária de Planejamento, Paula Dantas, a repercussão dos eventos, durante os quais, as mais de 120 obras de 23 artesãos de 11 municípios alagoanos serão expostas. 

“Estamos levando o melhor de Alagoas, a nossa identidade, a nossa arte e a nossa cultura. É o Alagoas feito à mão, que tem o apoio do governador Paulo Dantas. São 11 municípios, 23 artesãos, mais de 120 peças. Alagoas vai conquistar a França, vai conquistar a Europa. E a luz dos alagoanos vai deixar Paris, a Cidade Luz, mais iluminada”, ressalta Júlio Cezar, que espera trazer da semana em Paris boas notícias de prospecção de negócios para Alagoas no mercado internacional. 

As obras que seguiram para Paris foram produzidas com apuro técnico e rigor artístico, e revelando, sobretudo, a miscigenação e a potência simbólica do Brasil profundo. “Essa internacionalização do artesanato alagoano tem relação direta com trabalho contínuo e persistente do Programa Alagoas Feita à Mão, lançado em 2015 pelo governo do estado, uma referência na valorização do fazer artesanal como política pública estruturada”, destacou o secretário. 

ECONOMIA CRIATIVA – O primeiro compromisso em Paris será uma reunião com o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva, na quarta-feira (3), onde acontecerá a Exposição “o “Héritage Culturel et Savoir-Faire”, ocasião em que será entregue a “Jaqueira com meninos soltando pipa” , obra doada pela mestra Sil, de Capela. 

Na quinta-feira (4), a exposição “Caboco+ Alagoas Feita à Mão”, além da participação destacada na Mostra Maison & Objet, o artesanato alagoano também terá vitrine internacional na Mostra Amuleto, promovida pela Apex-Brasil, onde o artesão Salvinho, da Ilha do Ferro, vai apresentar um conjunto de cabeças com pássaros multicoloridos inspirado pelo Rio São Francisco, sua assinatura artística. 

O secretário Júlio Cezar fez questão de citar, nominalmente, todos os 23 mestres que serão representados, por suas obras, em Paris: Adriana Siqueira, Sil e Nena (Capela); Amilton, Aberaldo, Boró Sandes, Clemilton, Irailda , Cicinho, Jailton, Jamile, Leonilson Arcanjo, Petrônio, e Salvinho (Pão de Açúcar), Associação Artesãs do Pontal de Coruripe, Cláudio da Capela (Pilar), Adailton, Ismael e Antônio (filhos de Dedé) e José Francisco Afrânio (Lagoa da Canoa), Irineia (União dos Palmares); Chico Cigano (Batalha); Jason (Belo Monte); e Zezinho (Campo Alegre), além da ceramista Aline Angeli. 

“Estou entre os 30 designers brasileiros selecionados pela Apex Brasil para a Mostra Amuleto, que está sendo montada na feira Maison e Objet, uma das mais importantes do setor. E desta vez a alegria foi dupla, porque quando eu fui contar a novidade da minha participação individual, soube que o Estado também estava fazendo investimento para expor na feira o trabalho de vários outros artistas do programa Alagoas Feito à Mão. Fico feliz por ver a arte e a cultura sendo reconhecidas por sua importância na economia criativa”, afirma Aline Angeli.

(*) Especial para o Brasília Capital

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

Novo Marco de Sistemas Alimentares e Clima

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Ibaneis: “investimos quase R$ 1 bi em Taguatinga”

Últimas Notícias

Um reajuste, vários pais

4 de dezembro de 2025

INSS faz mutirão de perícias no DF

4 de dezembro de 2025

Ibaneis: “investimos quase R$ 1 bi em Taguatinga”

4 de dezembro de 2025

Presidiários ajudam na limpeza após temporal em Águas Lindas

4 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.