As tarifas dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário serão reajustadas em 2,99%, a partir de 1° de junho. A decisão é da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), publicada na edição de hoje do Diário Oficial do DF. O reajuste corresponde a dois índices tarifários: o anual, de 0,93% e o extraordinário, de 2,06%.
A proposta inicial era de reajuste anual de 0,51%, mas foi corrigido para 0,93% diante da comprovação de gastos considerados como componentes financeiros, tais como publicações oficiais e orçamento para o Conselho dos Consumidores da Caesb, criado há um ano.
Para a tarifa extraordinária foi mantida a proposta de 2,06%, bem abaixo dos 9,69% solicitados pela Caesb para corrigir possível desequilíbrio econômico-financeiro, decorrente da situação crítica de escassez hídrica no DF e consequente redução de mercado.
Para a revisão extraordinária foram considerados o risco do negócio, a possibilidade de gestão de perdas da concessionária e novas captações, a correta medida do equilíbrio econômico-financeiro e a modicidade tarifária.
O percentual concedido a título de revisão extraordinária não será incorporado definitivamente na tarifa. O valor correspondente ao percentual de 2,06%, em reais, será compensado nas tarifas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, no reajuste anual da tarifa de 2019.