A inserção do projeto de criação do Consórcio Interfederativo da Região do Entorno do DF no Plano Plurianual (PPA) do governo federal é a prioridade da Secretaria do Entorno de Goiás (Sedfgo). Para isso, a secretária Caroline Fleury está mobilizando os prefeitos e a população da região e do DF para votar, até a sexta-feira (14), no site Brasil Participativo.
A implementação de um consórcio interfederativo para tratar sobre o transporte coletivo no Entorno foi proposto em fevereiro pelos governadores Celina Leão (PP) – à época, ocupando o cargo interinamente – e Ronaldo Caiado (União Brasil). Além da mobilidade urbana, o consórcio entre os entes federados buscará soluções conjuntas para os problemas do Entorno nas áreas da saúde, segurança pública, educação, transporte, desenvolvimento econômico e social, englobando os 33 municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride), além do DF.
“Este é um passo fundamental para mudarmos a realidade do transporte interurbano do Entorno. Para isso, contamos com a união e a participação de todos os cidadãos brasilienses e da região da grande Brasília”, afirma Caroline Fleury, lembrando que o sistema público de transporte na região é administrado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Para votar, basta acessar o link. Em seguida, é só conectar com o cadastro gov, aquele que o cidadão usa para acessar praticamente todos os serviços virtuais do governo federal, com CPF e senha, e votar.
O usuário pode votar em até três propostas que julgue interessantes para seu estado. No caso de Goiás, as propostas ao PPA Participativo governo federal, além do Consórcio Interfederativo do Entorno, estão a construção do BRT ligando Luziânia ao DF e a implantação do Hospital de Tratamento do Câncer “Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás” (CORA), além de outros cinco projetos.