O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou o “Balcão Virtual”. A iniciativa faz parte de uma ação para desburocratizar e tornar mais ágil o atendimento do Judiciário aos cidadãos, tornando permanente o acesso remoto direto e imediato dos usuários dos serviços da Justiça às secretarias das Varas em todo o país.
Em atenção à necessidade de implantação do “Balcão Virtual”, os Tribunais precisam disponibilizar em seu sítio eletrônico, ferramenta de videoconferência que permita imediato contato com o setor de atendimento de cada unidade judiciária, popularmente denominado como “balcão” durante o horário de atendimento ao público.
Para os Tribunais que não possuem solução própria ou contratada para atendimento a essa demanda, ou para aqueles que possuem limitações de licenças, o CNJ, conforme a mesma resolução, sugere a adoção de solução gratuita, para imediata criação do Balcão Virtual.
Dessa forma, disponibiliza-se no índice manual de instalação da ferramenta Jitsi Meet (https://meet.jit.si/) na infraestrutura do Tribunal. Tal aplicação, em avaliação técnica e negocial, atende aos requisitos necessários para a criação do Balcão Virtual em cada Tribunal.
Fonte: Conselho Nacional de Justiça