Quando se tem consciência, tem-se também mentalidade coletiva e não individualista, então, a humanidade torna-se a sua família. Todos somos companheiros de viagem, dependendo uns dos outros. Jesus ilustrou a sua consciência coletiva e solidária quando afirmou: “meu irmão e minha mãe é qualquer um que fizer a vontade de Deus”. Por que você defende o acesso aos benefícios do estado para o pobre se você é rico? “Exatamente porque quero a mesma condição para os outros”, respondeu um jovem rico. Isto é atitude de quem tem mentalidade coletiva e solidária. A vida é complexista e cada um de nós tem um propósito a ser realizado, consigo mesmo e com os demais. “A função do superior é elevar o inferior”, ensinou o Mestre Emmanuel.
O rico da “parábola do Rico e de Lázaro”, após a morte, vai para uma região de sofrimento porque não exerceu a compaixão com o pobre Lázaro e não pela riqueza em si. “Quem pode fazer o bem e não faz cria débito e todo débito gera sofrimento”, ensinou o filósofo Huberto Rhoden. De igual maneira o pobre, que não exercita a solidariedade com o mais pobre, comete o mesmo erro do rico indiferente e terá o mesmo destino no Além. “Quando você desperta, se surpreende com o modo como as pessoas estão vivendo. Toda a vida delas não passa de loucura. Este é um mundo pobre, de pessoas espiritualmente pobres, mas “seja você a mudança que quer ver no mundo”, como pediu Gandhi.
Por que devo ajudar o pobre se Deus permite a pobreza? Deus a permite pra que você, em exercitando a solidariedade, humanize-se e colabore para a extinção da pobreza. Numa sociedade civilizada não existe pobreza. Um ser evoluído tem mentalidade coletiva e solidária. “Quando você desperta, se surpreende com o modo como as pessoas estão vivendo. Toda a vida delas não passa de loucura. Alguém tá louco por dinheiro, outro por poder, outro por fama, e todo tipo de futilidade. A morte vem, e todo o edifício desaba”, e o que deveria ter sido feito em relação a si e ao próximo não foi feito, então, “haverá pranto e ranger de dentes”, como advertiu Jesus. Deus ajuda seus filhos por meio dos seus próprios filhos. Quem ajuda o próximo, de coração, fica sob as bençãos e proteção de Deus. José Matos – DF.