A incompreensão vem da incapacidade de você conhecer os outros. Sem conhecer-se, você não pode conhecer, compreender e amar os outros. Para conhecer-se, você precisa conscientizar-se de suas reações no momento em que elas ocorrem, e pelas reações dos outros, você os conhecerá. “Por favor, não tente entender o outro. Este não é o caminho. Tente entender você mesmo, pois você é uma miniatura do universo. Em você estão todos os segredos”.
Ninguém pode esconder o que é. Deus lhe fez para que você mesmo faça seu próprio alicerce, constituído de vontade, solidariedade e sinceridade nas relações. As suas reações, sua expressão corporal, seu timbre de voz, seu sorriso, seus olhos e olhar, indicam quem você é. Viva com vontade, seja solidário, livre-se das máscaras, seja sincero e viva melhor!
As pessoas que veem o outro apenas como meio de obter prazer, ainda não saíram da infância espiritual. Pessoas não são coisas. Ao aconselhar e ouvir: “é fácil falar”, “não foi com você”, “você não está no meu lugar”, “quem é você para falar?”, pare.
Mazoquistas amam sofrer porque o sofrimento traz atenção e piedade das pessoas, e isto, para o sofredor, é prazeroso. “Seja uma boa companhia para si mesmo. Seja autêntico. Não permita qualquer falsidade. Não finja. Seja real e sofra a realidade. Deixe que as máscaras se dissolvam. Torne-se você mesmo e sinta-se leve; sentir-se leve será uma sensação que vai deixá-lo deliciado”.
Cure-se! Não seja doente da alma! Se você carrega mágoas, decepções ou frustrações, trate-se e liberte-se para não estragar sua vida e a dos outros. Os mimados são pessoas criadas tendo todos seus caprichos atendidos e, como adultos, comportam-se como crianças birrentas. Eles pensam que o mundo e as pessoas existem para satisfazer seus caprichos. Quando contrariados, dão chiliques. Mantenha distância deles.
Os borders, ou fronteiriços, são pessoas que vivem na fronteira da loucura. Uma pequena contrariedade pode gerar um surto. Fique longe deles! Compreender não significa conviver e nem tolerar abusos. Acredite: “A vida pode se tornar um encanto, além do medo e da dor”, se você conhecer-se e aprender a relacionar-se.