Boa parte do trabalho dos profissionais de marketing eleitoral está em convencer pessoas que não votariam em determinado candidato a fazê-lo. Para isso, políticos adaptam seus discursos, ações e tudo o que for preciso para atrair novos apoiadores.
É simples: “Lulinha Paz e Amor” não seria presidente hoje se tivesse tido apenas os votos dos petistas. Com a imagem mais amena, ele contou com eleitores de esquerda, centro e até de direita que repudiavam Jair Bolsonaro (PL) para se manter na presidência da República.
A mudança da imagem de políticos para atingir a maioria passa também pelos canais de comunicação. Isto é, onde aquela nova imagem pessoal será veiculada para atingir um novo público? Na internet? Na imprensa escrita? Nas rádios e TVs? Em todos esses?
Pablo Marçal, por exemplo, entendeu que sua maior derrota nas eleições para a prefeitura de São Paulo não foi ficar fora do segundo turno. Ele perdeu (também) porque seus adversários dedicaram muitos minutos por dia destruindo sua reputação nos canais de TV e de rádio.
Agora, Marçal entendeu que não pode continuar a falar apenas para os seus, como fez este ano. Logo após o resultado das urnas, inovou ao chamar Guilherme Boulos e Ricardo Nunes para uma espécie de acareação em seu canal do YouTube, que conta com milhões de inscritos.
Apesar de argumentar que o fez “pelo bem da democracia”, o real interesse era que ele pudesse “conversar” com novos públicos. E deu certo. Milhares de pessoas de esquerda assistiam Pablo falar com seu candidato.
Agora, Marçal lança uma nova carta sobre a mesa. Segundo a Folha de S.Paulo, o ex-coach será apresentador do programa Casos de Família, ao lado da cantora de funk (que agora se é conservadora e de direita) Jojo Toddynho.
As novidades não param por aí. As tardes no SBT começarão com o ex-coach e terminarão com José Luiz Datena, que saiu da Record após a repercussão negativa da cadeirada que deu justamente em Marçal.
Certo é que Marçal terá um palco a mais a partir de 2025 e conversará com um novo público. E eu sou capaz de apostar que ele será bem mais comportado em relação ao que se viu nas eleições de 2024 e nas posições que ele costuma adotar nas redes sociais.
Só não tenho palpites de como será a festa de confraternização do SBT.
Escondam as cadeiras!