Caroline Romeiro (*)
É muito comum ver nutricionistas postando nas redes sociais “recebidos” de brindes de marcas de suplementos e, às vezes, da indústria de alimentos. Mas, você sabia que isso caracteriza conflito de interesse?
Nutricionista fazendo post para seus pacientes e público leigo de seguidores evidenciando produtos específicos é conflito de interesse, pois nós, nutricionistas, somos prescritores desses produtos. E tenha certeza de que a indústria entende que somos influenciadores natos, seja, no meio digital ou não.
O ser humano é um influencer nato, em qualquer meio em que esteja inserido. Mas, a partir do momento que recebe um título profissional – no nosso caso, de nutricionistas –, passa a ser compreendido pela sociedade como referência e autoridades na área de alimentação e nutrição.
Muitas vezes (ou na maior parte delas), a indústria oferece alguns benefícios para que essa publicidade seja feita. E isso é conflito de interesse. Será que esse produto está sendo divulgado pelo profissional porque, de fato, ele acredita e confia no seu potencial efeito? Ou ele está ganhando algum tipo de recompensa ilícita? Se eu fosse você, cliente, me perguntaria isso com listas enormes de suplementos e direcionamento de marcas.
E tem mais: o profissional que faz isso está sendo antiético. Também recomendo a você, cliente, rever seus conceitos ou rever se vale a pena continuar com o acompanhamento de um profissional antiético. Você pode estar sendo lesado!
(*) Mestre em Nutrição Humana e doutoranda em Ciências da Saúde
Instagram: @carolromeiro_nutricionista