- Advertisement -
A ressaca do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha depois de receber sete partidas da Copa do Mundo tem dia e hora para acabar. Na passagem por Brasília para o encontro dos principais clubes do país com a presidente da República, Dilma Rousseff, o mandatário do Botafogo, Maurício Assumpção, bateu o martelo com o Governo do Distrito Federal e mandará na capital o Clássico Vovô de 17 de agosto contra o Fluminense, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. A expectativa da diretoria é anunciar a carga de ingressos e os pontos de venda ainda nesta semana.
O Botafogo receberá um jogo no DF pela segunda vez desde a reinauguração da arena que leva o nome do maior ídolo alvinegro. No ano passado, empatou por 1 x 1 com o Goiás no Mané Garrincha. Por sua vez, o Fluminense se exibirá no novo estádio pela primeira vez. Dos quatro grandes do Rio, o tricolor das Laranjeiras é o único que ainda não mandou um confronto em Brasília. A CBF tem até 7 de agosto para oficializar a partida na tabela. Ontem, representantes do clube carioca assinaram o contrato para a realização da partida em Brasília. O diretor de Competições da CBF, Virgílio Elísio, aguarda a minuta.
Para confirmar o jogo no Mané Garrincha, a diretoria do Botafogo teve o aval do presidente da Federação do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, e do Consórcio Maracanã S/A, com quem o Glorioso tem um acordo por 35 anos. O clube de General Severiano voltou a mandar seus jogos no Mário Filho desde o fechamento do Engenhão para a reforma estrutural da cobertura do estádio.
A vinda de um clássico carioca para o DF não é novidade na era do novo Mané. No ano passado, os dois confrontos entre Flamengo e Vasco na Série A foram aqui. Em 2013, o Botafogo também mandou um clássico distante do Rio. O alvinegro derrotou o Fluminense por 1 x 0 na Arena Pernambuco.
Brasília será a oitava cidade fora do estado do Rio de Janeiro a receber o clássico de futebol mais antigo do país — o quarto do continente. Em 1953, os arquirrivais chegaram a se enfrentar no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. O duelo também fez uma turnê por Ribeirão Preto (SP), por Belém e até em Berna, em um Torneio de Verão disputado na Suíça. O clássico disputado pela primeira vez em 27 de agosto de 1905 passou ainda por cidades como Cariacica (ES) e Juiz de Fora (MG).