Imagine verificar a rota, as paradas e montar o trajeto antes mesmo de chegar a um ponto de ônibus. Os recursos estão disponíveis no site do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), que dá acesso a informações sobre vias para o cidadão que portar computador, smartphone ou tablet.
No canto direito da página principal do site, existe a aba Horários e Itinerários. Ao clicar no ícone, o internauta é redirecionado à ferramenta DF no Ponto. Na tela, aparece centralizado o mapa de Brasília com a opção de buscador na parte esquerda, onde o usuário pode consultar as linhas a partir do número ou dos locais.
O mapa aumenta ou diminui de tamanho com os ícones Mais e Menos no canto superior esquerdo. Também é possível dar zoom com o mouse ou com os dedos em aparelhos touch, como celulares e tablets.
O ícone Mostrar todas as Paradas indicará os pontos espalhados no mapa. Se preferir a opção do número da linha, basta marcar o campo Origem/destino e não é preciso preencher os espaços de texto para que as marcações apareçam.
No guia há quatro cores: amarela, azul, verde e vermelha. Em amarelo, estão os pontos que dão com acesso às estações de metrô; em azul, aos pontos comuns; em verde, ao Expresso Sul; e, em vermelho, aos terminais rodoviários. Caso um passageiro pegue um ônibus na Biblioteca Nacional de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, ele deverá clicar na marcação próxima à biblioteca e aparecerá um quadro com dados sobre o ponto: código da parada, sentido do veículo, via, quadra, setor e região administrativa.
Ao selecionar o tipo de pesquisa, o código da parada é automaticamente inserido no espaço de texto de acordo com a classificação de origem ou de destino. O sistema apresenta também combinações de linhas com a saída do ponto escolhido. Ao clicar na linha, surge um quadro à esquerda do mapa com informações sobre o trajeto selecionado: número e nome da linha, operadora (empresa responsável pelo itinerário), tipo de transporte, tarifa, horários e extensão percorrida.
Brasilienses criam site de troca de serviços entre profissionais
Para ex-diretor do DFTrans, fiscalização não estava acima de políticas de governo
Problemas no DFTrans prejudica estudantes