Vai faltar água das 8h de terça-feira (28) às 8h de quarta-feira (29) em grande parte da área central do Distrito Federal. Nessas 24 horas, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) irá realizar a interligação da unidade de bombeamento aos novos reservatórios do Plano Piloto. O objetivo da ação é garantir uma melhoria nas condições de abastecimento. Com isso, o antigo reservatório da ETA Brasília (R1)será desativado definitivamente.
O fornecimento será suspenso no Guará I, Guará II, Setor Habitacional Lúcio Costa, Expansão do Guará, SOF do Guará; Carrefour, Setor Park Sul, Super Quadra Park Sul (SQPS); Setor de Garagens e Concessionárias de Veículos (SGCV), Setor de Oficinais Sul (SOFS), Setor de Múltiplas Atividades Sul (SMAS), Metrô-DF Park Shopping, Leroy Merlin, Extra Hipermercado, Casa Parque, Florida Mall, Super Quadra Brasília (SQB), Colônia Agrícola Águas Claras Chácaras (CAAC); Colônia Agrícola Bernardo Sayão (CABS); Colônia Agrícola IAPI.
Também ficarão sem d’água nesse período o Cruzeiro Novo; o Setor Residencial Interno (SRI) e Octogonal; o Sudoeste (inclusive Observatório Meteorológico – INMET); o SIA (exceto o Setor de Inflamáveis – SIN).
No Plano Piloto, o fornecimento será suspenso no Setor de Garagens Oficiais (SGO); o Setor de Indústrias Gráficas(SIG); o Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (SAAN); o Setor Militar Urbano (SMU), (exceto o Hospital Militar de Área de Brasília – HMAB); RCGD (inclusive o BGP); Setor de Múltiplas Atividades Norte (SMAN); o Setor de Oficinas Norte (SOFN); o Setor Policial Sul (SPS); o Setor de Administração Municipal (SAM, inclusive a TCB, SLU, TCDF, MPDFT, Palácio do Buriti e TJDFT); o Centro de Convenções ea Torre de TV; o Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS) 901 a 908; o Setor Habitacional de Casas Geminadas Sul (SHCGS) 702 a 708; o Comércio Local Sul (CLS) 702 a 708; a Administração do Parque da Cidade; o Instituto Médico Legal (IML); o Setor Recreativo Parque Norte; o Parque Ferroviário de Brasília (Rodoferroviária); o Setor Policial (SPO); e o Setor Terminal Sul (STS).
Caso haja necessidade, as unidades de saúde das regiões afetadas serão atendidas com caminhão-pipa. A Caesb informa, ainda, que toda unidade usuária deverá contar com reservatório (caixa d’água) que comporte um volume mínimo correspondente ao consumo médio diário de água, de acordo com o artigo 50 da Resolução da Adasa nº 14, de 27 de outubro de 2011.
Com isso, os usuários não deverão ser afetados pela interrupção no fornecimento de água. Segundo o Parágrafo Único, o usuário é responsável pela limpeza e desinfecção da instalação predial de água e do reservatório predial antes da ligação definitiva de água, e posteriormente pela limpeza e desinfecção semestral do reservatório predial.
Os novos reservatórios – Em funcionamento desde 1960, o Reservatório R1 chegou ao final de sua vida útil. No lugar dele, dois novos reservatórios metálicos de 15.000 m³ cada estão sendo erguidos, ampliando a capacidade atual de 20.000m³ para 30.000m³. Atualmente, o R1 opera com 70% de sua capacidade nominal.
Com recursos do BID, a obra conta com investimento de R$ 35 milhões e teve início em fevereiro do ano passado, a partir da construção dos reservatórios metálicos de aço carbono. Os novos reservatórios vão possibilitar o aumento da disponibilidade hídrica à população que já é abastecida pela ETA Brasília, local onde eles estão abrigados. E ainda vai permitir a diminuição do risco de falta d’água, devido ao aumento da capacidade de reservação. A implantação proporcionará mais segurança operacional, flexibilidade, robustez e maior autonomia na operação do sistema, além de exigir menor manutenção.
Avisos – Todos os avisos de falta d’água estão disponíveis para consulta nos canais da Caesb de atendimento ao cliente:
– Site – https://caesb.df.gov.br/consultar-falta-de-agua
– Central de Atendimento – telefone 115
– Aplicativos
Sistema IOS – https://apps.apple.com/br/app/caesb
autoatendimento/id1003831993
Sistema Android – https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile&hl=en