Nesta sexta-feira, dia 5 de maio, acontece a Conferência Nacional Livre de Saúde e Nutrição, onde serão apresentadas e debatidas propostas dentro da temática da 17ª Conferência Nacional de Saúde: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, e os seus quatro eixos – “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e ‘Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”.
Todos os temas terão enfoque nos determinantes sociais da saúde e da Nutrição, na atenção nutricional nos diversos níveis de assistência e gestão, sua importância e impactos na saúde e na vida das pessoas.
A Conferência Nacional de Saúde é o principal espaço democrático para a construção de políticas públicas de saúde no Brasil. Com a participação de toda a sociedade civil e de representantes do governo, o amplo fórum de debates é organizado com a finalidade de avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população.
As conferências livres de saúde podem ser organizadas por qualquer segmento da sociedade civil e são etapas preparatórias para a conferência nacional. As entidades de Nutrição – Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Federação Nacional de Nutricionistas (FNN) e a Executiva de Estudantes de Nutrição (ENEN) – já elaboraram um documento norteador para dar subsídios a essa discussão. O trabalho que pode ser acessado no site do próprio CFN.
É muito importante a participação não apenas dos nutricionistas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), mas também das pessoas que usam os serviços de saúde de todo o País.
Instagram: @carolromeiro_nutricionista