O termo “antioxidante tem se tornado cada vez mais comum. Parece que tudo com apelo faz bem à saúde. No contexto da nutrição, chamamos de compostos antioxidantes uma família heterogênea de moléculas naturais, que, presentes em baixas concentrações, podem prevenir ou reduzir a extensão do dano oxidativo causado em nosso organismo pelos radicais livres que produzimos diariamente.
- Advertisement -
O reino vegetal é muito rico em compostos antioxidantes. Muitas vezes já descrevi aqui o poder de frutas e hortaliças. Hoje vamos destacar os temperos. Detalhe: temperos naturais, claro! Cebola, alho, coentro, salsa, cebolinha, orégano, manjericão, noz moscada, açafrão da terra, gengibre, alecrim, tomilho, páprica, e a minha queridinha pimenta.
A frase que está em alta é a seguinte: “o menos é mais”. Essa regra está valendo para o preparo dos alimentos. Quanto menos artificial e processado for o alimento e os condimentos, melhor, pois mais benefícios conseguiremos extrair da natureza.
Se você usar o básico, que é alho e cebola, estará com dois grandes aliados à saúde, pois eles são antioxidantes, têm ação digestiva, antimicrobiana e melhoram a circulação sanguínea. Com coentro, salsa e cebolinha, você estará auxiliando sua digestão, função hepática, diurese, além de também ter ação antioxidante.
Está esperando o quê? Use o que há de mais natural e mais simples para te dar mais sabor e mais saúde!
Dia do Nutricionista
Comida saudável e barata
Por que exercício e alimentação são aliados no combate às doenças?