Deus escolhe e capacita seus eleitos? Não. Você se capacita e encontra seu lugar na vida. Se Deus escolhesse, Ele seria parcial. Vá à luta! Completistas, conceito trazido por André Luís no livro “Missionários da Luz”, são os vencedores que viveram com determinação, venceram a si mesmos (a maior vitória, segundo Buda), venceram o meio, os obstáculos, realizaram e realizaram-se.
A lei para quem quer vencer é: “Busque e acharás; bata, e a porta se abrirá”. Sem empenho suficiente, sem resultado. “A vida é utilitária”, ensinou o filósofo italiano Pietro Ubaldi. Então, não perca tempo com pessoas fúteis e desinteressadas que nada lhe acrescentam e nem querem ser acrescentadas.
A graça não é de graça. “É 99% de transpiração e 1% de inspiração”, ensinava o Albert Einstein. Na mesma direção, ensinava o filósofo romano Sêneca: “Sorte não existe. Sorte é quando a preparação encontra a oportunidade”.
“Cada pessoa vem a este mundo com um propósito; ela tem algo a cumprir, algum trabalho tem de ser realizado. Você não está aqui por acidente; você está aqui de forma significativa. Há um propósito por trás de você. O todo tem a intenção de fazer algo por meio de você”.
Empenhe-se! Os vencedores sacrificaram férias, feriados e fins de semana. E viva com alegria, mesmo entre os aflitos. Esta é a maneira correta de ajudar e servir. Aonde você for, encontrará pessoas e ambientes agradáveis e desagradáveis. Quando forem desagradáveis e você não puder mudá-los, afaste-se. E, como ensinou Jesus: bata as sandálias para tirar o pó. Isto é, desapegue e desligue!
O que você fez para iluminar-se?, perguntou um velho demônio a um ex-demônio. Estudei e trabalhei com determinação!, respondeu. O que significa a expressão de Cristo: “vai e não peques mais”? Significa empenhar-se para mudar de vida, superar e deixar o passado no passado!
Afaste-se dos derrotados que não querem ouvir e nem superar seu estado de miséria; eles podem lhe contaminar e você se tornar mais um. A casa construída sobre a rocha da qual falou Jesus é o símbolo do ser humano equilibrado: vontade, solidariedade e sinceridade!
Sem ética e solidariedade ninguém pode cumprir sua missão e nem dizer que é humano!