Como saber se um produto é orgânico?

mmPor ,21/11/2015 às 10:30, Atualizado em 21/11/2015 às 10:30

Alimentos orgânicos são produzidos com a preocupação de não prejudicar o meio ambiente. Portanto, a produção orgânica tem como objetivo fornecer saúde por meio de alimentos e preservar os recursos naturais. O agricultor orgânico não cultiva transgênicos para não colocar em risco a diversidade natural das espécies. Além disso, é proibido usar agrotóxicos e outras …

Como saber se um produto é orgânico? Leia mais »

Alimentos orgânicos são produzidos com a preocupação de não prejudicar o meio ambiente. Portanto, a produção orgânica tem como objetivo fornecer saúde por meio de alimentos e preservar os recursos naturais. O agricultor orgânico não cultiva transgênicos para não colocar em risco a diversidade natural das espécies. Além disso, é proibido usar agrotóxicos e outras substâncias sintéticas que podem contaminar os alimentos ou o meio ambiente.

Para que o consumidor final não seja enganado por possíveis aproveitadores, foi criado um selo de conformidade orgânica, no qual está escrito: Produto Orgânico Brasil. Para ser considerado orgânico o produto pode conter no máximo 5% de ingredientes não-orgânicos, mas é obrigatório que o fabricante identifique quais são esses ingredientes.

Comprar produtos orgânicos direto dos agricultores familiares da sua região em feiras ou pequenos mercados estimula a sustentabilidade do processo, além de melhorar a vida dessas famílias. Nesses casos específicos os produtos não apresentam o selo de orgânico por serem vendidos direto do produtor.

Porém, para que o consumidor tenha a garantia do produto é importante que esses agricultores sejam vinculados a uma organização de controle social cadastrada nos órgãos do governo. Essa organização pode ser uma cooperativa ou um consórcio de agricultores que seja capaz de zelar pelo cumprimento dos regulamentos da produção orgânica.

 


Doces e açúcar na primeira infância


Vamos falar de aleitamento materno?


Lugar de nutricionista também é na escola


 

Deixe um comentário

Rolar para cima