O Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista-DF) espera um crescimento médio de 4% nas vendas do comércio para o Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (9). O dado aponta um crescimento em relação à estimativa inicial, que era de 2%.
Segundo o presidente do Sindivarejista, Edson de Castro, a mudança na projeção se deve ao registro de aumento no movimento nos shoppings, com maior fluxo de consumidores depois que, na segunda-feira (3), o GDF alterou o funcionamento das para o período das 10 às 22h. Antes, operavam das 13 às 21h.
“Foi uma medida acertada e que poderá trazer bons resultados para os empresários” disse Edson de Castro. Ele lembrou que nessa mesma data, em 2020, as vendas caíram 41% em todo o País devido aos primeiros efeitos negativos da pandemia sobre a economia brasileira.
O gasto médio por consumidor com presentes este ano deve ficar em R$ 160, contra R$ 90 do ano passado. Os presentes mais procurados são roupas, perfumes, calçados e objetos para o lar.
A empresária Cristiane Moura, dona de quatro lojas e de uma fábrica de roupas femininas também está mais otimista. “Aprendemos muito com o lockdown que prejudicou o comércio no Dia das Mães do ano passado. Investimos em novas coleções e estreitamos os contatos com nossa clientela. Por isso, estamos prevendo aumento de até 20% no faturamento do setor de moda feminina”, disse.