O comércio do Distrito Federal está otimista para o Dia dos Pais, que será celebrado no domingo (10). Segundo pesquisa do Instituto Fecomércio-DF, 55,6% dos lojistas esperam aumento nas vendas em comparação com 2024. Os produtos que mais devem ter saída são roupas (30,4%), calçados (24,8%) e perfumes e cosméticos (14,8%).
Pelo lado dos consumidores, 54,6% dizem ter a pretensão de comprar presentes, com gasto médio estimado em R$ 240,45, valor 17% maior do que no ano passado. As aquisições devem ocorrer principalmente em shoppings, lojas on-line e de rua, com pico de movimento previsto para sábado (9) à noite.
“O otimismo do comércio neste Dia dos Pais reflete o bom momento do mercado de trabalho no DF, com níveis consistentes de emprego e recomposições salariais tanto na esfera pública quanto privada”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
De olho nos clientes, os empresários pretendem adotar estratégias como promoções, variedade de produtos e publicidade. A maioria dos lojistas afirmou que manterá os preços estáveis, enquanto 25,2% deles podem aplicar reajustes. A expectativa é de que o crédito lidere as transações.
O levantamento ouviu 357 clientes e 250 lojistas, de 4 a 18 de julho, em diferentes pontos do DF. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 5%.