Pesquisa realizada na última semana pelas empresas Econsult e AD&M, contratada pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista-DF) aponta que as vendas do comércio para o Dia das Crianças deste ano deverão crescer 9,3% no comércio do Distrito Federal em relação a 2022.
Os comerciantes entrevistados também estão otimistas: 41,54% acreditam no crescimento das vendas, contra 28,46% pessimistas. Outros 30% disseram ter expectativa mediana.
Quase 57% dos consumidores pretendem comprar mais de um presente com uma média de gastos de R$ 181,16. Dos entrevistados, 80% disseram que pagarão as compras com cartões. Os de crédito representam 52% das preferências, notadamente o parcelado, e 15% querem pagar com dinheiro em espécie. O Pix é a opção de 5%.
Presentes preferidos – A pesquisa Econsult/AD&M também apontou que bonecas e bonecos deverão ser os presentes mais vendidos, com 48% das intenções de compra. Em seguida, aparecem confecções (roupas), aviões e carros de brinquedo com mais de 37% e 27% das intenções, respectivamente. Bolas, celulares, bicicletas, skates, patins e patinetes despontam com certa relevância nas opções de presentes mais procurados.
Comércio abrirá dia 12
Para facilitar a compra de presentes por consumidores de última hora, os shoppings e o comércio de rua no DF abrirão no dia de 12 de outubro, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. O presidente do Sindivarejista, Sebastião Abritta, disse que as lojas estão preparadas para a data.
“O 12 de outubro, tradicionalmente, é uma data que mexe com o emocional tanto das crianças quanto dos adultos. Por isso, há sempre uma expectativa de maior procura por presentes nos últimos instantes que precedem a data”, afirmou.