A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal acaba de abrir a reunião para realizar as sabatinas de Paulo Gonet, cotado para a Procuradoria-Geral da República (PGR) e Flávio Dino, cotado para o Supremo Tribunal Federal (STF). Ambos foram indicados aos postos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O presidente da comissão, o senador Davi Alcolumbre (União – AP), iniciou os trabalhos passando a palavra para Paulo Gonet. O subprocurador iniciou sua apresentação exaltando a indicação e mencionando que atua na área jurídica desde 1979, quando ingressou no curso de direito na Universidade de Brasília.
O formato da sabatina, que está sendo realizado de forma simultânea, gerou muita reclamação entre os senadores de oposição, que solicitaram que as sabatinas fossem separadas. O senador Eduardo Girão (Novo-CE) pediu a palavra e questionou a mudança, alegando que a inovação era antidemocrática. Para assumir os cargos, ambos precisam passar pelo crivo do Senado por pelo menos 42 votos a favor.