Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Geral

Combate ao desemprego em tempo de Coronavírus

  • Cláudio Sampaio
  • 23/03/2020
  • 16:11

Compartilhe:

Cláudio Sampaio, advogado especializado em Direito do Trabalho, sócio da Sampaio Pinto Advogados.

Face às duras críticas da opinião pública, de associações de magistrados e de procuradores do trabalho, o Presidente da República voltou atrás e prometeu revogar o art. 18 da Medida Provisória 927. Em seu Twitter, Jair Bolsonaro garantiu, ainda, que o Governo ajudará as empresas a manter os empregos.

Ponto mais polêmico da MP, o art. 18 dizia respeito à possibilidade de o empregador suspender o contrato de trabalho pelo período de quatro meses, desde que encaminhasse os empregados a algum curso virtual de qualificação profissional.

O objetivo do Presidente é o de incentivar a manutenção de empregos durante o enfrentamento do novo Coronavírus. Assim, o Governo Federal editou a MP 927/2020, incluindo a possibilidade de flexibilização temporária de obrigações trabalhistas.

O ponto mais interessante é a possibilidade de patrões e funcionários firmarem acordos individuais visando privilegiar a manutenção da saúde e do emprego, com preponderância de tais documentos sobre as convenções e os eventuais acordos coletivos com os sindicatos e também sobre a lei, desde que, obviamente, não se verifique afronta à Constituição Federal.

Outro caminho ampliado em tal medida é a concessão de férias coletivas e a antecipação de férias, inclusive nos seus 30 dias, para trabalhadores que não tenham completado o período aquisitivo, devendo tal condição quedar, por segurança, formalizada em documento bilateral.

Nos termos da MP 927/2020, as férias, individuais e coletivas, antecipadas ou não, devem ser avisadas aos trabalhadores com no mínimo 48h de antecedência e o pagamento do terço constitucional não precisa ser imediato, podendo ser quitado juntamente com o décimo terceiro salário.

Houve, ainda, a concessão do direito de os empregadores não recolherem de imediato o percentual de FGTS que vencerá em abril, maio e junho de 2020, sendo permitido o pagamento posterior em até seis parcelas.

Além disso, da MP reforçou e deu mais segurança a outras soluções já existentes na lei, como o teletrabalho (“home-office”) e a aplicação do banco de horas mediante simples acordo individual.

A hora é de o Executivo e o Parlamento mostrarem altruísmo e espírito cívico, abrindo mão das muitas regalias à disposição deles, como, por exemplo, os polpudos fundos partidários e eleitoral, além de verbas de gabinetes frequentemente exacerbadas, em prol do bem-estar social e da sustentabilidade nacional.

(*) Advogado especializado em Direito do Trabalho, sócio da Sampaio Pinto Advogados.
E-mail: claudio.sampaio@sampaiopinto.adv.br

Compartilhe essa notícia:

Picture of Cláudio Sampaio

Cláudio Sampaio

Colunas

Orlando Pontes

Vídeo: Leila é vaiada no Torneio Arimateia

Caroline Romeiro

EUA redescobrem o óbvio: comida de verdade no centro do prato

José Matos

Inveja. Livre-se dela

Júlio Miragaya

A grandeza das cidades médias brasileiras

Tesandro Vilela

SUS aposta em IA para modernizar saúde pública

Júlio Pontes

Você precisa saber o que é desincompatibilização

Últimas Notícias

Inveja. Livre-se dela

11 de janeiro de 2026

EUA x Venezuela: a questão é a soberania!

10 de janeiro de 2026

Prefeitura de Cidade Ocidental cria Patrulha Mulher Mais Segura

10 de janeiro de 2026

Entorno responde por 9,1% do PIB goiano

10 de janeiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.