Coma em companhia!

mmPor ,26/03/2016 às 14:50, Atualizado em 09/07/2016 às 3:49

“Sempre que possível, prefira comer em companhia, com familiares, amigos ou colegas de trabalho ou da escola. Procure compartilhar também as atividades domésticas que antecedem ou sucedem o consumo das refeições”. O Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014 é bem claro nessa recomendação. Sugere que essa é uma forma saudável de realizar nossas …

Coma em companhia! Leia mais »

almoco-em-familia-agradavel-1
Foto: Divulgação

“Sempre que possível, prefira comer em companhia, com familiares, amigos ou colegas de trabalho ou da escola. Procure compartilhar também as atividades domésticas que antecedem ou sucedem o consumo das refeições”.

O Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014 é bem claro nessa recomendação. Sugere que essa é uma forma saudável de realizar nossas refeições. Afinal de contas, os seres humanos são sociáveis, e comer em companhia é algo que faz parte da nossa história evolutiva. Compartilhar o que comer e as atividades que envolvem esse ato, é parte natural da vida social.

Um aspecto comportamental interessante é que comer em companhia evita que as pessoas comam com pressa. Portanto, propicia uma mastigação adequada, e consequentemente todo o aproveitamento dos nutrientes.

No Brasil, ainda faz parte da nossa cultura esse hábito, mesmo que ele tenha saído um pouco de dentro da família ou de dentro das casas, e tenha passado para restaurantes, na companhia de amigos e colegas de trabalho.

Em um momento em que, no mundo inteiro, culturas alimentares tradicionais – baseadas no consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, em preparações culinárias e em refeições compartilhadas – vêm perdendo espaço e valor, torna- se cada vez mais importante que nossas melhores tradições sejam preservadas.

 


Epigenética e a Nutrição


Você é o que você come


 O papel dos chás


 

Deixe um comentário

Rolar para cima