Com rachaduras, o centro obstétrico do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) foi interditado, no domingo (23), pela Defesa Civil. Segundo a Secretaria de Saúde, o prédio permanecerá fechado até que seja feita uma avaliação completa da estrutura. Não há prazo para que isso ocorra.
Por ora, os procedimentos que não podem ser realizados no HMIB serão redirecionados ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e ao Hospital Universitário de Brasília (HUB).
Esta não é a primeira vez que a ala obstétrica enfrenta problemas. Desde novembro de 2023, mesmo após reforma da unidade da Asa Sul, profissionais de saúde e pacientes reclamam do mau funcionamento do ar-condicionado. A solução encontrada foi deixar as janelas abertas, o que causa a entrada de insetos.
Sob nova direção
Em meio às dificuldades no HMIB, a Saúde do DF está sob nova direção. Na última quinta-feira (20), Juracy Cavalcante Lacerda, então presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges), assumiu o comando da secretaria, após o pedido de demissão da médica Lucilene Florêncio.