Oito atletas olímpicos brasilienses conduzirão a tocha olímpica durante o revezamento em Brasília, que ocorre no dia 3 de maio, em um trajeto de 105km. Seis deles nasceram na cidade, enquanto dois foram radicados desde a infância. No total, 143 pessoas poderão carregar a tocha em um trajeto de 200m. Esse foi um dos detalhes divulgados na entrevista coletiva desta quinta-feira, no Palácio do Buriti, que contou com a presença do Governador Rodrigo Rollemberg, da Secretária de Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, e do Secretário Adjunto de Turismo, Jaime Recena. Os condutores foram indicados pelo governo local e também por patrocinadores das Olimpíadas, por meio de ações promocionais.
O Governo do Distrito Federal (GDF) também divulgou detalhes da operação de segurança e das opções de lazer durante a passagem da tocha olímpica por Brasília. Os nomes dos condutores foram oficialmente divulgados, mas a ordem e em que ponto da cidade cada um dos carregadores estará ainda é mantido sob clima de mistério.
Campeão olímpico em Los Angeles, em 1984, Joaquim Cruz, nascido em Taguatinga, lidera os nomes dos atletas que participarão do revezamento da tocha em Brasília. O ex-corredor foi o primeiro brasiliense a sagrar-se campeão olímpico na história.
Além dele, também participarão do evento Hugo Parisi, que fará, no Rio de Janeiro, sua quarta participação em Olimpíadas, o zagueiro Lúcio, campeão mundial em 2002 e presente na seleção olímpica de Sydney, em 2000. Campeão dos Jogos Pan-Americanos em 1987 e com três participações em Olimpíadas, o ex-jogador João José Vianna, o Pipoka, também tem presença garantida no revezamento. Bicampeã olímpica, a ponteiro do Brasília, Paula Pequeno, está entre os escolhidos para carregar a chama. Com resultados expressivos no triatlo, como o bronze no Campeonato Mundial da modalidade, em 1991, o ex-atleta, e atual técnico de novos talentos da Confederação Brasileira de Triatlo, Leandro Macedo, também será um dos condutores.
Joilto Bonfim nasceu no Rio de Janeiro, mas se mudou para a capital com apenas quatro anos de idade. O ex-atleta participou das Olimpíadas de Barcelona, em 1992, disputando a prova dos 110m com barreiras. Leila Barros, atual Secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Distrito Federal, é velha conhecida de fãs e torcedores do vôlei. Depois de encerrar a carreira, foi dela a iniciativa de fundar o Brasília, que representa a cidade na Superliga feminina há três temporadas. Defendendo a seleção brasileira, Leila conquistou um lugar no pódio olímpico em duas ocasiões, em Atlanta, 1996, e em Sydney, em 2000, ficando com o terceiro lugar em ambas as ocasiões.
Ao todo, 3500 homens da Secretaria de Segurança Pública farão a segurança durante o evento. Deste número, 148 serão destacados para fazer a escolta da tocha durante a passagem pela capital. Segundo o GDF, o total que será investido para a recepção do revezamento será de R$ 3,8 milhões. Além da passagem da tocha, o governo local preparou uma agenda cultural para o dia 3 de maio. Serão shows na Esplanada dos Ministérios, que contarão com atrações culturais variadas de Brasília, como as cantoras Ellen Oléria e Renata Jambeiro, além de shows de Diogo Nogueira e Daniela Mercury. Na Esplanada, a festa vai das 16 às 23h. Com a agenda cultural, o GDF gastou R$ 541 mil.
CONFIRA A LISTA COMPLETA DE CONFIRMADOS PARA O REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA
Eric Franco
Lucimara Batista
Luiz Cassemiro
Thiago Pereira
Marcelo Freitas
Priscila Cruz
Marcella Santos
Gabriel Miranda
Guilherme Moraes
Nelson Leoni
Luis Puig
Raimundo Pereira
Sofia Bethlem
Ellen de Souza
Breno da Silva
Fabíola Isoton
Lara de Castro
Heloisa de Morais
Renata Oliveira
Laura Barreto
Gustavo Calsing
Luka Cardoso
Armando da Silva de Moura
Fernando Augusto Coimbra Gomes
Roberto Menescal
Eduardo Sena
Agda Regiane Rodrigues de Oliveira
Elizabeth Vasconcelos
Adauto Belli
Francisco de Carvalho
Luiz Amorim dos Santos
Andrea Cartaxo
Alvaro Henrique dos Santos
Clarize Santos
Leila Rêgo
Irene Jofilly
João Vianna
Lilly Freitas
Hugo Parisi
Marcelo José
Leandro Macedo
Adriano de Araújo
Flávio Andrade
Ana Sousa
Alan Cinnati
Cristina Afonso
Joilto Bomfim
Diogo dos Santos
Gerli Santos
Eduardo Silva
Ilma de Araújo
Jean Blaffeder
Samires Almeida
Kheli Silva
Higor Ferreira
Mariana Pacheco
Antonio Sergio Lima
Osório Neto
Marrubson Freitas
Victor Sobreira
Weimar Pettengill
José Wilson Pereira
Joaquim Cruz
Rodrigo Bolina
Thiago dos Santos
Gerard Moss
Francisca Inês do Nascimento
Kamukaiká Yawalapíti
Yasmin Chaves
Mackinley Souza
Bruno Machado
Flávia Cantal
João Lima Neto
Janykele Silva
Raffaele Trombetta
Marcelo Netto
Denise de Souza
Gustavo Barreiro
Abidias Junior
Ketleyn Quadros
Leonardo Vianna
Soraya Carvalho
Ailton da Silva
Carlos Alberto Nunes
Isabella Aragão
Flávia Gomes
Ketlen Santos
João Granjeiro Neto
Paulo Siqueira
Augusto Heleno Pereira
Yngrid Araujo
Hanan Daqqah
Hiroki Shoda
Poliana Abritta
Thierry Gozzer
Olga Chernosvitova
Tiago Costa
Marcelo Costa
Mario Pereira Netto
Sebastian Fest
Francisco José Aragão
Hosana Gonçalves
Paula Pequeno
Darilene Lopes
Manoel Costa
Felipe Rondina
Rubens Pompeu
Wendo Oliveira
Ícaro Pereira
João Gomes
Elaine Silva
Bruna Camargo
Wellington Nascimento
Hélvio Pompilio
Lucimar Ferreira