Inaugurado em 17 de junho de 2024, o Hospital Estadual de Águas Lindas Ronaldo Ramos Caiado Filho (Heal) celebra seu primeiro ano de funcionamento com resultados expressivos no atendimento à população do Entorno do Distrito Federal. Em menos de 12 meses, a unidade já realizou mais de 200 mil atendimentos, entre consultas, exames, partos e internações.
Foto: Iron Braz
Com infraestrutura moderna e atendimento humanizado, o Heal realizou 13 mil consultas médicas e mais de 16 mil consultas multiprofissionais. Foram ainda mais de 10 mil exames de ultrassonografia (incluindo 1,5 mil com doppler), 5 mil tomografias e 2,5 mil internações hospitalares. A maternidade da unidade, inaugurada em dezembro, já contabiliza 701 partos até maio deste ano, oferecendo cuidado integral às gestantes da região.
Foto: Iron Braz
Com investimento de R$ 157 milhões em obras e equipamentos, o Heal se tornou referência para os 31 municípios da macrorregião nordeste de Goiás, beneficiando cerca de 1,2 milhão de moradores. Localizado em uma área de 16 mil metros quadrados, o hospital dispõe de 164 leitos, sendo 40 UTIs — das quais 20 são neonatais e pediátricas. A unidade oferece serviços como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, obstetrícia, banco de sangue, banco de leite e atendimento ambulatorial multiprofissional.
Foto: Iron Braz
A segurança e o acolhimento da equipe são reconhecidos pelos próprios pacientes. “O hospital tem estrutura suficiente para atender bem. Foi desafiador ver meu filho na UTI, mas recebi apoio de toda a equipe”, relata Ivanilde da Costa Ângelo, mãe de um recém-nascido atendido na unidade.
O hospital já emprega 1.050 profissionais de forma direta, gerando oportunidades de trabalho e reduzindo a necessidade de deslocamento até a capital federal. “Estou muito satisfeita em trabalhar perto de casa. Esperei por essa oportunidade há muito tempo”, conta a enfermeira Islania Nascimento de Carvalho.
O hospital também conta com um Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), que disponibiliza vacinas específicas antes acessíveis apenas em Goiânia ou Brasília. São 260 aplicações por mês, ampliando o cuidado com a saúde da população.
Além disso, a unidade continuará recebendo melhorias: em breve, vai contar com ressonância magnética, ampliação no banco de leite e passará a oferecer coleta de sangue dentro do hospital, garantindo mais agilidade no atendimento a quem precisa.
O Heal é mais um exemplo de que saúde pública de qualidade é possível com gestão eficiente, estrutura moderna e dedicação ao bem-estar da comunidade.